sábado, 12 de setembro de 2009

O dever foi cumprido, não importa como.

É inegável que o principal objetivo do Figueirense para esta partida de hoje era apenas vencer. Vencer para poder ainda continuar na briga, não importava como. Vencemos por 2 a 1 num sufoco sem tamanho e com um penalti para o adversário no final. Tá, e daí? venceu? Então está tudo certo, não dá para exigir uma atuação brilhante contra uma boa equipe que vem bem e na chuva.

Antes da partida assim como eu poucos acreditavam que viriam uma grande partida no aspecto técnico, vimos sim muita entrega, o que já é um grande avanço. Não cobraria uma atuação de gala, e não iria criticar se não a conseguíssemos.

Márcio Araújo fez sua estreia, viu o seu time em campo e não o de Roberto Fernandes. No seu primeiro teste de fogo, Márcio Araújo saiu vivo, a chama está acesa!

Abraço!

Chega de chutão!

Na partida de hoje novamente tivemos o excesso de chutões. Jogada essa, que muitas vezes é necessária, porém não em demasia. Quando a partida estava 2 a 1 sofríamos uma forte pressão do Ceará, a zaga não pensava duas vezes e chutão pra frente. Resultado: O Ceará recuperava a bola e novamente vinha para o ataque. Creio que uma das principais causas deste problema seja a qualidade técnica dos zagueiros. Régis, Toninho e Régis não primam pela qualidade com a bola nos pés. O jogo precisa passar pelos pés de Fernandes, ele tem que ser o "cara" do time, tem que ser o organizador do time. Para ver a eficiência de Fernandes, basta ver o fim de suas jogadas, todas levando perigo ao gol adversário.Talvez com o recuo de um lateral, de qualidade ou um volante seja o suficiente para melhorar a saída de bola. Como solução na zaga temos João Felipe, que falhou em algumas partidas mas é um bom zagueiro, ele sabe o que fazer com a bola no pé, pode ser a nossa válvula de escape. Independentemente de quem vai fazer essa saída de bola o importante é que Márcio Araújo tem que resolver isto, hoje quase perdemos dois pontos por problemas na saída de bola.

Abraço!

Figueira vence. Com emoção!

Nossa! Que partida. A sorte hoje esteve ao nosso lado. Uma partida num campo encharcado, um jogo super disputado. Wilson salvou a pátria novamente (pra variar). Não tivemos um grande jogo tecnicamente, e sim um jogo muito disputado. Ganhamos de uma equipe que vinha de cinco vitórias seguidas, vinha num belo processo de recuperação. Vencemos com mérito

Pitacos:
No primeiro tempo o Figueirense dominava a posse de bola, por outro lado o Ceará era mais incisivo em suas subidas.

Geraldo é um oásis de qualidade no Ceará, Fernandes e Wilson são os nossos.

Torcida não compareceu em bom número, a chuva fez a diferença.

Fernandes jogo muito, quando a bola cai em seu pé é garantia de boa jogada.

Wilson novamente nos salvou, fez a diferença.

Como uma equipe que tem Lopes no gol, Amorim no ataque, Fábio Vidal na lateral e PC no banco vai tão bem?

Por que toda partida do Figueirense tem que haver tanta emoção?


Comentarei mais sobre a partida, aguardem!

Abraço!

Hoje tem Figueira!


Pouco tempo atrás escrevi aqui que odiava aquele período de concentração. Não tínhamos grandes notícias, contratações e principalmente, é muito tempo sem ver um jogo do Figueira. As notícias e agitações voltaram com tudo! Já tivemos lançamento de uniforme, apresentação de jogador e hoje (graças a Deus) teremos de volta uma partida no Scarpelli.
Tenho que confessar que estou angustiado, não sei qual vai ser a postura na partida de hoje. Não estou falando em esquema tático, nem em escalação e sim na postura da equipe. Um bom time técnicamente nós temos, falta organizar para que as coisas voltem a funcionar.
O time
Devemos entrar em campo com um time jogando no 3-5-2, a escalação deve ser a seguinte: Wilson, Toninho, Régis e Edson; Lucas, Paulinho, Diego Paulista, Fernandes e Egídio; Paulo Sérgio e Schwenck.
As novidades ficam pela escalação de Diego Paulista e a volta de Schwenck.
Durante a semana foi falado que o time poderia entrar no 3-6-1, para congestionar bem o meio-campo. A justificativa era que o Figueirense irá enfrentar confrontos que vão decidir a nossa campanha na segundona, partidas contra os primeiros colocados, e no 3-6-1 a marcação seria muito forte. Outra escalação, poderia ser o 4-4-2, que Márcio Araújo já declarou ser seu esquema tático predileto. Ele vai no 3-5-2 onde os jogadores estão mais bem adaptados, foi coerente.
Agora é só contar as horas e ver mais uma partida do Figueira.
Abraço!

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Domingos? Não, obrigado...


Viajando pela blogosfera Alvinegra acabei parando no blog Máquina do estreito, lá vi uma nota que o zagueiro Ex-Santos Domingos poderia ser o novo "reforço" do Figueirense. Assim como o Júnior do Máquina do Estreito eu desaprovo essa possível contratação. Domingo é simplesmente horrível! É um jogador super violento, foi afastado do Santos por quebrar a perna do goleiro reserva. Aliás, já temos muitas contusões por aqui, não precisamos de um zagueiro maluco arrebentando os outros jogadores em treinos.
Abraço!

Os tão desejados reforços chegaram!


Roberto Brum e Maicon, estes são s nossos novos jogadores. Roberto Brum é bem conhecido, jogou no Santos, já Maicon um meia atacante surgiu no Madureira, passou por Flu e Botafogo, foi titular no Fluminense.

Estou muito feliz com as novas contratações, Brum é um belo volante e Maicon tem boas credenciais. Sinceramente não conheço Maicon, porém já ouvi falar bem dele. É isso aí minha gente, os tão desejados fatos novos voltaram com tudo!

Abraço!

Uma imagem...


Que imagem linda! E não foi só uma Avaiano que esteve presente. Observem o nervosismo do pequeno garoto chegando ao lado de seu ídolo! O futebol é realmente maravilhoso.
Abraço!
a foto é de Jorge Júnior.

Olho nele!


Geraldo, principal armador do Ceará, jogador experiente e de qualidade técnica invejável. É o capitão do time Nordestino, vem comandando a reação do Vovô ao lado de Mota, que não enfrenta o Figueira. Lembro de ver Geraldo jogando no Náutico, muito bom jogador e até agora não entendo o porquê de sua saída do Timbu.
O torcedor Alvinegro lembra bem dele, ano passado vencemos o Náutico por 4 a 3 no Scarpelli, gol de Peroni(credo!) no fim da partida. Naquela ocasião Geraldo estava no banco, Roberto Fenandes não o escalou como titular, no mio da partida quando a coisa complicou Geraldo entrou, três gols do Náutico após a entrada dele. Duas constatações, Geraldo é muito bom e Roberto Fernandes já inventava bem antes de vir para Floripa. É bom tomar cuidado com ele, fazer uma marcação especial.
Abraço!

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Roberto Brum é uma boa


Concordo que as carências principais seriam as de um atacante e um lateral direito, mas a vinda de Roberto Brum acrescentaria muita qualidade ao meio campo. Além de boa qualidade técnica o volante é um ótimo jogador de grupo. Exerce uma liderança positiva. Eu inclusive já havia postado aqui no blog que Roberto Brum seria uma boa contratação, na época ele tinha acabado de ser afastado do elenco principal do Santos.
Vou torcer muita para a vinda do volante que concede ótimas estrevistas!
Abraço!


Quanta moral!


Estou vendo os torcedores Alvinegros reclamando da terceira camisa e ficando chateados com as provocações dos Avaianos. O Alvinegro não pode ter memória curta, tem que lembrar da bela camisa Amarelo degrade do Avai em 2008. Comemorativa! Só se for no Carnaval. Essa camisa custava 150 reais e hoje está a um preço de vinte e nove reais! Isso que é marketing bem sucedido! E não me venham falar que a camisa número três será um desastre de vendas, pois tem muita gente que gostou.
Abraço!

Não gostei

Olha, sinceramente não gostei dessa camisa número três. Acho que com essas cores poderiam ter feito uma melhor camisa. A camisa personalizada do Wilson ficou bem legal. Uma homenagem válida.

O fato é que estamos acostumados a belas camisas número três. Como a de 2008, 2007, 2006 etc. Essa camisa ficou um pouco abaixo no nível que estamos acostumados. Geralmente demoro um pouco a me acostumar com novas camisas, espero que esta com o tempo caia no meu gosto...

Abraço!

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Volta agitação!


Uma das coisas que técnicos e treinadores mais reclamam do atual calendário futebolístico são o excesso de jogos. Dizem que há pouco tempo para treinar, causa muito desgaste físico etc. O Figueira está tendo esse tempo para treino, o tempo para reajustar a equipe. Márcio Araújo tem que usar bem este tempo, e quando retornar vou esperar ver um time de muita qualidade em campo. Espero que pelo menos na parte tática já tenhamos uma grande evolução.
Confesso que estou com uma saudade tremenda daquele excesso de partidas. De ver vários jogos do Figueira. Não que gostava daquele time da "era" Roberto Fernandes, mas sim do futebol. Além de sentir falta das partidas essa semana monótona é para matar qualquer blogueiro. A falta de notícias, de um pouco de agito faz muita falta. Ainda bem que amanhã já tem a apresentação do terceiro uniforme, e no sábado já retornamos ao excesso de partidas e a nossa velha rotina...
Abraço!

Mediocridade sem tamanho


Esse é um assunto muito comentado por todos, eu inclusive já escrevi sobre isso aqui. Sobre a mediocridade técnica da série B. Ontem tirei a noite para ver a partida entre Guarani e Bragantino. Me arrependi. Os dois times eram muito fracos, todos os dois dependiam da vontade de seus jogadores. Interessante ver também que cada time tinha um jogador que fazia a diferença, jogadores que faziam acontecer, apenas um em cada time. Walter Minhoca no Guarani e Lúcio no Braga. Muito pouco para um time como o Guarani que vem fazendo boa campanha. A qualidade é tão ruim que o Bragantino contratou Adãozinho, de 40 anos que estava no futebol amador. Isso pra mim é resto de feira.


Onde o Figueira se encaixa nisso. Creio que o Figueira é um dos poucos times que tem mais de um ou dois jogadores que fazem a diferença. Fernandes, Lucas, Rafael Coelho e alguns outros jogadores possuem qualidade técnica muito superior a média desta segundona. Quando digo "diferença" não me refiro que sejam craques, até porque não acho Egídio craque. Todos times da série B possuem carências no elenco, nós também, não temos um grande banco de reservas e faltam jogadores em determinadas posições. Mas gostaría de deixai bem clara minha opinião, acredito que o Figueira tem time para fazer muito mais nessa segundona. Já estou cançado de ouvir chorões dizerem aos quatro ventos que lutaremos contra o descensso.


Abraço!

Anotem aí


Filipe e André Santos são jogadores formados no Figueirense e que estão na seleção. Cleiton Xavier foi ressuscitado pelo Figueira. Quem serão os próximos? Quem será o próximo jogador formado no Figueira jogando na seleção?
Podem anotar, Lucas e Rafael Coelho, pelo menos um desses dois jogadores ainda vão chegar a seleção. Quando a bola cai no pé de um destes jogadores o jogo flui, boas jogadas são criadas. Diferenciados. Tá bom, tudo bem, Lucas e Rafael não estão em seus melhores momentos. Vão se recuperar. Lucas não chuta bem? Não tem boa finalização? Não esquenta, isso é questão de treino, pois bola, ah isso os dois tem de sobra.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Chutômetro do time para sábado


Como já informou o blog Gigante Alvinegro, os jogadores que devem formar o time titular para sábado são: Wilson, Lucas, João Filipe, Régis, Toninho, Edson, Egídio, Diego Paulista, Paulinho, Alê, Vinícius Pacheco, Fernandes, Schwenck, Paulo Sérgio e Jean Coral.
Vou aproveitar e dar meu chute para o time de sábdo, vamos lá, o time deve jogar no 4-4-2. Acredito que o time será: Wilson, Lucas, João Felipe, Toninho e Egídio. Alê, Paulinho, Vinicius Pacheco e Fernandes. No ataque creio em Paulo Sérgio e Jean Coral, não acredito qe Schwenck entre jogando, pois vem de longa inatividade. Com esse time acredito num bom time titular, as laterais são boas, a zaga também, o meio com Fernandes e Vinicius é ótimo, faltam volantes e atacantes. O banco também deve ter poucos opções de qualidade.
E você toredor, qual seria seu time?
Abraço!

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Mais um ex-Alvinegro na seleção!


Já não bastasse André Santos e Filipe outro também foi convocado. O ex-Alvinegro em questão é Cleiton Xavier. A notícia foi postada a poucos minutos no site da CBF. Acredito que foi uma convocação acertada, Ceiton está muito bem no Palmeiras.
Tá bom, tudo bem, ele não foi "criado" aqui como Filipe e André, mas foi aqui que ele chamou atenção para grandes clubes. Vale lembrar que Cleiton antes de jogar no Figueira estava no Márilia, havia surgido bem no Inter mas estava apagado, na obscuridade. O Figueira ressuscitou mais um grande jogador. Mais uma vez a força Alvinegra se faz presente, acredito que nós Alvinegros temos sim que comemorar a convocação de Cleiton.
Abraço!

4-4-2, o retorno?


Como já informou o site INfoesporte, Márcio Araújo conquistou o acesso para a série A do campeonato Brasileiro com o Barueri, e no esquema 4-4-2. O próprio treinador Márcio Araújo já confessou ser este seu esquema favorito. Roberto Fernandes tentou impor este esquema a qualquer custo, o saldo foi derrotas para times fracos e claro, sua demissão. Márcio Araújo gosta do 4-4-2, mas também declarou que utiliza esquemas que seu time melhor se adapta.

Vou confessar que quando li a notícia que o esquema preferido de Márcio era o 4-4-2 não gostei nada. Me passou todo o filme da “era” Roberto Fernandes tentando impor este esquema que não funcionou. Márcio Araújo não gostou do 3-5-2 da partida contra a Portuguesa, quer mudar. Ele viu um time pouco compacto, todos jogavam longe um dos outros, não tínhamos opções de passe, ele quer uma equipe compacta. O problema do 4-4-2 esbarra nas características de alguns de nossos jogadores, um exemplo claro é Régis. Régis é um zagueiro pesado e muito lento, não serve para ficar correndo atrás de adversário, é um jogador que joga na sobra, não pode ser um “caçador”. Temos vários outros jogadores que não se encaixam, Egidio e Lucas num 4-4-2 teriam que marcar, fogem de suas características. Precisaríamos de dois volantes marcadores, Jeovânio e Carlinhos. O provável time no “novo” esquema seria: Wilson; Lucas, Toninho, Edson e Egídio; Ricardo Bóvio, Ale(Paulinho), Vinícius Pacheco e Fernandes; Schwenck e Rafael Coelho. Espero que Márcio Araújo ache a fórmula para que o time funcione. Vai ser difícil...

Abraço!

domingo, 6 de setembro de 2009

A vida dele não está fácil


Soares, destaque do talentoso time do Figueirense em 2006 não está tendo vida fácil após sua saída do Figueira. Ele que do time de 2006 era o jogador mais badalado, o popular showares não consegue se firmar em clube algum. Cicero, Rodrigo Souto, Chicão, Carlos Alberto, Henrique e Marquinhos Paraná são jogadores que hoje são titulares em seus respectivos times.
Após sair do Figueira Soares foi para o Fluminense ao lado de Cicero. Cicero se firmou, Soares não, acabou se transferindo para o Grêmio, onde após um bom começo sofreu uma contusão e não teve mais grandes oportunidades. Novamente trocou de clube, foi jogar no Cruzeiro de Adilson Batista. Todos imaginávamos que com o comando de Adilson Soares se recuperaria. Engano nosso. Soares novamente sofreu algumas lesões e mesmo com várias oportunidades não se firmou no time de BH. Na partida de Domingo contra o São Paulo Soares começou no banco, acabou entrando no lugar de um atacante que saiu contundido, no segundo tempo Soares foi substituído. Ele não é uma das primeiras opções no ataque do time Celeste.
Uma pena que um jogador com tanto potencial, tanta qualidade técnica não consiga se firmar em clube algum. Jogador que do nosso belo time de 2006 era destaque, o principal nome. Se continuar com essa queda é bem capaz que Soares acabe jogando em clubes de menos expressão. Vou torcer pela recuperação dele. Caso não aconteça, acho que não seria inválido uma tentativa de trazer ele novamente para o Scarpelli.
Abraço!
Abraço!

Cadê o seu futebol, Edson?

Edson não está sendo feliz na sua volta ao Figueirense. O zagueiro que chegou credenciado pela sua boa passagem pela Europa e sendo visto como mais uma opção para a titularidade na zaga, não está bem. Edson teve uma boa passagem por Portugal, foi muito bem no modesto Rio Ave, os Portugueses queriam sua permanência. Ele veio para o Figueirense, inicialmente para manter a forma física, estava a espera de uma boa proposta, ela não chegou, nada seduziu o zagueiro. Quando ele retornou muito se foi comentado - que não estava no patamar financeiro do clube, tinha salário de jogador Europeu - a torcida ficou muito apreensiva, queria saber se Edson ficaria até o fim da temporada, comemorou a permanência. Ou seja, ele chegou muito credenciado, com pompa de jogador Europeu. Em campo não fez por merecer todas as credenciais. Já foi expulso em lances bobos, já foi suspenso por cartão amarelo. Está batendo demais, não é sua característica. Na lateral onde em 2006 e 2007 “quebrava um galho” não foi nada bem, não que em suas passagens anteriores ele tivesse se mostrado um grande lateral, está muito abaixo de sua media. No inicio de sua volta a torcida tinha como desculpa pelas más atuações de Edson o fato dele ser escalado como lateral. Ele voltou para a zaga onde também não foi bem. Sempre muito sonolento. Na última partida contra a Portuguesa isso ficou bem claro.

Edson corre sério risco de virar reserva num time onde os zagueiros não primam pela técnica. Em boa fase Edson é melhor que a maioria de nossos zagueiros, se não todos. E pior, corre o iminente risco da desvalorização de seu futebol. Sejamos razoáveis, nenhum zagueiro reserva na segunda divisão tem um mercado Europeu muito atraente. Sinceramente, não sei o porquê dessa má fase de Edson. Não existem fatores contrários a ele. Não existe grande especulação sobre seu futuro, a torcida não o tem como “cristo”, os treinadores o escalam. Então o que acontece com Edson? Não podemos nem dizer que esqueceu o futebol na sua primeira passagem pelo Figueirense, pois em Portugal foi bem. Falta de confiança? Não acredito. Só estou a espera de ver novamente aquele zagueiro da seleção sub20.

Abraço!