sábado, 19 de setembro de 2009

Promessa se aventura pela Europa


Pedro Roberto da Silva Botelho, 19 anos, meio-campo. Este é Pedro, promessa das categorias de base do Figueira, vendido ao Arsenal(foto) em 2007 por uma boa quantia, 1, 2 milhões de Euros. O jogador saiu logo após o fim da Copa do Brasil. Pedro na época sequer tinha estreado pela equipe principal do Figueira, foi vendido por uma quantia de Euros considerável. Ele originalmente joga na lateral esquerda, porém também pode atuar como meia. É um lateral bem ofensivo com muita qualidade técnica, tem como ponto fraco a marcação.
Meu interesse surgiu quando o Tainha em 2007 escreveu em seu blog sobre o jogador. Naquela época ele havia sido emprestado pelo Arsenal ao time do Salamanca, clube da segundona Espanhola. Desde lá nunca mais ouvi falar sobre o jogador, resolvi fazer uma breve pesquisa. Pelo que vi em alguns de seus vídeos parece ser um lateral de muita habilidade, em um dos vídeos ele sai da defesa e vai até o ataque driblando mais de quatro adversários.
Como peculiaridade, Pedro não chegou a ficar nem uma temporada no Arsenal. Logo quando chegou em 2007 foi emprestado ao Salamanca(parágrafo anterior), ficou na Espanha por duas temporadas. Voltou ao Arsenal, fez pré-temporada junto com o time Inglês e ... Foi emprestado, novamente para um clube Espanhol, desta vez o Celta de Vigo, clube mais conhecido que o Salamanca, porém que também joga a segunda divisão Espanhola. O clube da Galícia está na décima oitava posição entre 22 clubes, porém Pedro não está numa furada, o certame está apenas na terceira rodada. O contrato de Pedro com o clube Espanhol se encerra no final do ano.
Achei bem legal um garoto do Figueirense estar rodando a Europa sem sequer ter atuado pelo time principal do Figueira, dura realidade do futebol Brasileiro. Pretendo fazer mais posts como esse, contando como estão nossos Alvinegros no exterior. Encontrei dois vídeos de Pedro atuando por clubes Europeus, se tiver curiosidade clique aqui e aqui.
Abraço!

Vem crescendo junto com o time


Há tempos atrás critiquei o futebol do zagueiro Edson(aqui), de fato o retorno do zagueiro do futebol Português não estava ajudando, parecia que ele tinha esquecido seu bom futebol por lá. Com Roberto Fernandes no comando, Edson estava sempre muito mal posicionado, errando lances bobos e batendo demais, também era utilizado muitas vezes como lateral pela esquerda, não é a dele. Com a troca de treinador o futebol do zaguerão foi melhorando, na estréia de Márcio Araújo contra a Portuguesa Edson não foi bem - ninguém foi muito bem naquela partida - porém depois desta partida ele se recuperou, assim como o time. Contra o Ceará Edson já fez uma boa partida, estava muito mais seguro. E contra o Atlético Goianiense Edson foi muito bem, estava muito ligado e dando botes precisos, também não vimos o excesso de chutões, jogando como zagueiro.



Talvez um dos fatores que tenha ajudado após a chegada de Márcio Araújo seja a utilização de Edson como zagueiro, e não como lateral, da era Roberto Fernandes. Hoje João Felipe e Roger Carvalho cumprem muitas vezes a fução de lateral, no lugar de Lucas, são zagueiros com melhor saída de bola. A melhora do futebol de Edson é muito grande, tanto que ontem não sentimos a falta de João Felipe. Márcio Araújo está sendo muito saudável ao Figueirense, como está!
Abraço!

Fatores que devem ser levados em consideração

Quero comentar neste post as qualidades Alvinegras, as melhorias que o time mostrou ontem.

  1. Há quanto tempo o time não fazia um gol de falta tão bonito? Pedrinho neste ano era o batedor oficial e não marcou nenhum gol, ele era o mais habilidoso batedor que tivemos. Schwenck ganhou a noite e fez dois gols de falta(o segundo desviou no Fernandes).
  2. Venho comentando há tempos aqui no blog que os times da série B, que estão no topo não por qualidade técnica, e sim muita organização, ontem o Figueira foi organizado boa parte da partida. Ponto para Márcio Araújo que vem fazendo a equipe crescer de produção.
  3. Atenção, ontem vimos um Figueira muito ligado em campo, na defesa dávamos botes precisos e desarmávamos o Dragão. No ataque a mesma coisa. Não vimos zagueiros "desligados" em campo. Todos estavam a 220v!
  4. Roberto Brum, já elogiei muito este jogador, aposto muito nele. Ele chegou nesta semana e já estreiou, já ganhou alguns pontos ai. E na estreia, mesmo com pouco tempo de convívio com os colegas foi muito bem, ótima qualidade técnica, bom passe, sempre levava a bola para o craque Fernandes. É um dos melhores volantes que passaram pelo Figueira neste ano. Vai ser muito útil.
  5. Saída de bola. Ontem não vimos muitos chutões, víamos uma bela saída de bola, ordenada e que chegava a jogadores de qualidade como Fernandes e Egídio. A chegada de Roberto Brum pode ser apontada como fator, pois é um volante com boa saída de bola. Outro que tem boa qualidade técnica e que ajudou foi Roger Carvalho, parecia um lateral.
  6. Torcida, não lotou o Scarpelli, mas fez sua parte, vaiou o time do Atlético Goianiense quando tocava na bola, estava atuante. Apoiou bastante o time. Contribuiu muito!
  7. Rafael Coelho, ele não fez um boa partida, não participou de grandes lances, porém está retornando de um bom tempo de inatividade, jogou boa parte com dores. Vendido? Creio que não seja este o problema, não deixou de lutar durante a partida, não fosse ele, não estaríamos lutando pelo acesso. Força Coelho!
  8. Outro fator que deve ser levado em consideração é o pouco número de defesas de Wilson. Tirando os vinte minutos iniciais dominamos a partida quase que por um todo. Wilson fez apenas uma bela defesa, é um bom sinal. Wilson há tempos atrás tinha como defeito a má reposição de bola, parece que melhorou neste quesito, ontem mesmo repôs a bola com as mãos muito bem, para jogadores que estavam no meio campo!
  9. Posse de bola. Neste ano em poucos jogos tivemos a predominância na posse de bola. Fruto dos inúmeros chutões e passes errados. Ontem foi diferente, tínhamos boa saída de bola e jogadores que tem como caracteristica o bom passe de bola. Fomos eficazes.

É isso ai!

Abraço!

A foto foi pega do blog Papo Catarinense!

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Figueirense 2 x 1 Atlético GO. Sem palavras para definir a partida!

Que jogo! Que maravilha! Eu sinceramente, não sei o que escrever para descrever a vitória Alvinegra, derrotando um dos melhores times da série B. A vontade, a entrega, organização se mostraram presentes do lado Alvinegro. Parabéns Schwenck! Parabéns Márcio Araújo! Parabéns torcida Alvinegra!

É fato que o Figueira cresce nos momentos decisivos, o manto pesa, a torcida presente ajudou, o time correspondeu. O sonho continua vivo, a esperança renasce com força!

Leitores me desculpem, mas depois escrevo mais sobre a nossa vitória, agora estou muito fora do normal, Êta Figueira!

Abraço!

Hoje teremos mais uma final!

Não há como classificar a partida de hoje pela sua importância. A torcida tem que agarrar o time, mesmo com todos os problemas. É vencer ou vencer, nenhum outro resultado importa, a torcida tem que compreender isso e ajudar o time, não ficar reclamando desde os quinze minutos iniciais até o fim. Temos que vencer todas as partidas em casa, e pra isso a torcida tem que se esquecer de todos os problemas, lembre dos problemas ao fim do jogo e proteste, mas por favor, não vaie nem crie um clima de hostilidade no meio do jogo.


Temos time para vencer o Atlético Goianiense, temos bons jogadores e vamos jogar em casa, o fator campo vai ter que fazer a diferença. Teremos a volta de Rafael Coelho e teremos Fernandes que faz a diferença.
Eu ainda acredito no acesso, ano passado Márcio Araújo levou o Barueri à primeira divisão numa arrancada espetacular, será que no Figueira ele também não consegue? Eu acredito!
Abraço!

Um retorno que faz a diferença

Rafael Coelho está de volta ao Figueira, digo, volta a entrar em campo. Fez falta, e como fez. Arrisco dizer que se ele tivesse jogado contra o Guarani poderíamos ter uma sorte melhor. Rafael Coelho pode não ser um grande craque, pode ser bem criticado pela torcida, mas é inegável que ele é importantíssimo para o Figueira. Ele ao lado de Fernandes e Wilson faz parte da espinha do Figueira.

Eu acredito que Rafael Coelho vai fazer muita diferença hoje à noite, teremos em campo um time com ótimos valores individuais que podem fazer a diferença, basta encaixar.

Abraço!

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Fim do casamento?

Surgiu em primeira mão na rádio Guarujá a informação que a Figueirense Participações pode mudar seu contrato com o Figueirense, que enviarão uma carta na segundo feira. O que tem nela não se sabe ao certo, o que é sabemos é que há muita especulação em torno disso.

Não ouvi o programa campo critico onde nos deram a informação, vi apenas no blog do Tainha, do Léo e no blog do Polidoro. Não acho que é momento para ficar especulando o conteúdo da carta. O fato é que surpreende, todos ficamos intrigados. E claro, já surgiram os boatos que é o fim do casamento por causa da falta de dinheiro etc. Chutômetro.

Abraço!

?


Foto retirada do site Avaixonados.

Roberto Brum está certo, Fernandes é o cara


Roberto Brum em sua primeira entrevista coletiva, já declarou que para ele Fernandes é o melhor jogador da série B, também disse que é fã do futebol de Fernandes. Não exagerou em nenhum momento.
Vários blogs já comentaram sobre Fernandes e seu belo retorno aos campos. Agora é minha vez. Muitos não acreditavam em Fernandes, não em seu futebol mas na sua capacidade física, outros (maioria) esperavam ansiosos a volta do nosso craque. Me lembro de ver na TV um jornalista dizer que quando ele vê Ronaldo em campo, jogando no Brasil parece um jogador extra-terrestre jogando, se referindo a toda qualidade do Ronaldo, não acho errado dizer que Fernandes é como um Ronaldo na segundona, fora do normal. Difícil lembrar a partida em que Fernandes foi mal, no máximo apagado, e muitas vezes carregando o Figueira como na vitória sobre o Duque de Caxias e atuações maravilhosas até em derrotas como no nosso último confronto contra o Guarani. Seus passes maravilhosos, invertidas de jogo e até passe de puxeta, fantástico. É o nosso vice artilheiro e o mais importante jogador do Figueirense, até mais do que era Rafael Coelho a pouco tempo atrás. Fernandes é um dos poucos meia clássicos ainda existentes no futebol Mundial, não é só correria, é qualidade.
Fernandes é o craque sem marketing, não é daquele tipo que quando faz gol mete uma pose para as câmeras, não corre para a câmera atrás do gol, não fica alimentando polémica barata, não precisa do marketing ao seu lado, é um cara simples, é o mesmo quando perde um gol e quando faz um golaço. Fernandes não é do tipo que usa chuteira colorida, chamativa, isso é um retrato de seu jeito, um cara simples. Fernandes á amado por sua torcida e respeitado pela torcida adversária. Fernandes é monstro!
A foto é de Rubens Flores.
Abraço!

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Eu ainda acredito!

Já escrevi um post dizendo que ainda acredito, e agora o blog está ando seu apoio a campanha do MeuFigueira.

Abraço!

Incentivo

Figueirense realiza promoção de ingressos para a partida contra o Atlético-GO! Já...já...mais detalhes no site oficial!

Isso foi retirado do twitter oficial do Figueirense. Com a má fase acho que tudo é válido, ainda mais uma tentativa para atrair o torcedor. Porém não acredito que seja o preço do ingresso que espanta o torcedor do estádio, os próprios dirigentes já declararam isso. Vale lembrar que nosso maior público foi numa partida contra o América, quando vínhamos de uma derrota ridícula para a Campinense. Mas a tentativa é boa e válida, afinal o próximo duelo é de 6 pontos.

Abraço!

Eu acredito!

Eu ainda acredito. Podem até me xingar, falar que sou boca alugada etc. Não falo que acredito da boca pra fora, tenho minhas esperanças e a principal é a evolução da equipe a cada rodada e a esperança de uma arrancada. Me lembro que após perder para a Portuguesa e empatar com o Ceará lá no inicio do campeonato alguns torcedores já estavam jogando a toalha. Outro fator que tem que ser levado em consideração é a qualidade dos adversários. Vale lembrar que no começo da série B tínhamos o Brasiliense nas cabeças, e o Ceará e São Caetano bem abaixo. Ainda vai acontecer muita coisa nessa segundona, muita agua vai rolar. Muitos torcedores vem as últimas partidas e pegam como parâmetro, nas últimas três jogamos contra times que estão na ponta, a derrota de ontem foi normal, nada de mais, nenhuma atuação ridícula. Então eu acredito sim! E temos que ter a esperança, afinal somos torcedores, se nem nós acreditarmos, quem vai?

Abraço!

terça-feira, 15 de setembro de 2009

O jogo tem que passar por ele!

Hoje tivemos uma amostra simples de quanto o Figueira depende de Fernandes. É bem simples, o melhor momento do Figueirense na partida foi quando Fernandes virou o principal jogador, o armador, quando ele tocava na bola. No segundo tempo isso não aconteceu e fizemos 45 minutos de muito baixo nível. Márcio Araújo tem que criar uma "lei" no Scarpelli, a prioridade é Fernandes, ele é o "cara". No Guarani Walter Minhoca é o armador, o jogo passa por ele, e claro, é preciso boa companhia para os meias, no Figueira Lucas e no Guarani Maranhão.

A prioridade de passe tem que ser Fernandes!

Abraço!

Guarani 3 x 2 Figueira.

Primeiro tempo

Tivemos um primeiro tempo simplesmente muito estranho, no popular foi um começo de partida maluca. Tomamos um gol aos 2 minutos que desmontou o sistema de jogo do Figueirense. O início da partida foi uma lástima, errávamos tudo, passes de dois metros, saída de bola, foi horrível. O Guarani estava muito ligado no jogo, muito disposto. Com um começo nada animador era difícil prever que iríamos virar dentro do primeiro tempo. E a melhora da atuação veio quando... Fernandes passou a ser o principal armador ao lado de Lucas, os dois foram muito bem, com craque é outra coisa. Fernandes fez o de praxe, deu belos passes, viradas de jogo e marcou bem. Outro ponto positivo foi o belo gol de Lucas, que enfim mostrou frieza na frente do goleiro. Como ponto negativo do primeiro tempo foi o não aproveitamento de algumas chances de gol, afinal, com um time organizado como o Guarani não se brinca. A principal melhora do time foi a de não desmoronar após o gol, claro, sofremos uma pressão mas conseguimos nos recuperar, isso num time jovem é pra se louvar. Jogamos boa parte do primeiro tempo melhor que o Guarani, o time Campineiro em certo momento jogava nos contra ataques. Com o fim do primeiro tempo o gosto foi de quero mais, com a consciência que poderíamos ter saído com um resultado positivo.

Segundo tempo

Novamente o Guarani entrou muito concentrado e o Figueira tentando equilibrar, segurar mesmo. Não tivemos grandes chances, Fernandes tocou menos na bola o que significa que produzimos bem menos que o possível. Tomamos dois gols, um de bola parada, um gol normal e um segundo gol que retrata muito bem Guarani, muita organização velocidade e vontade, fizemos um pênalti e eles converteram. Acredito que poderíamos ter feito um melhor segundo tempo, o problema é que enfrantamos uma grande equipe.

Os “Ses” não entram em campo

Se Fernandes não furasse uma bola no primeiro tempo, se o chute de Fernandes no segundo não tocasse na trave, se Schwenck não tivesse feito um gol contra poderíamos ter saído com um resultado positivo. Infelizmente o “Se” não entra em campo.

Destaques positivos: Fernandes e Lucas foram muito bem no primeiro tempo, além da evolução para a última partida, tivemos um time que fora de casa teve bons momentos. A luta do time também deve ser levada em consideração

Destaques negativos: O gol contra de Schwenck, os passes errados que desmontam qualquer equipe.

Abraço!

Reencontro

Bruno Aguiar, zagueiro que deixou o Figueirense de forma polémica nos encontra hoje em Campinas. Ele tem uma saída bem estranha do Figueirense, isso porquê na época ele era um dos nossos melhores zagueiros e já tinha declarado que queria ficar no Figueira até o final do ano, disse isso num chat promovido pela RBS. Logo depois ele foi dispensado, o motivo? Pode ter sido algumas coisas ditas pelo Bruno no chat. Enfim, é um imbróglio. Ele fez o gol da vitória do Guarani no Scarpelli e é um dos motivos de eu me impressionar com a campanha do Guarani, como um zagueiro como ele é titular num dos melhores times da série B? Este pensamento passa pela cabeça de muitos Alvinegros, assim como outros jogadores como Douglas e Ricardo Xavier.

Hoje vou torcer para que possamos vencer por meio a zero com um gol numa falha do Aguiar. É isso aí minha gente, hoje vai ser torcida pela TV.

Abraço!

Pedido para a Fila

O Tainha lançou a ideia, o INfoesporte comentou e eu aqui apoio. No caso Tainha sugeriu uma camisa personalizada para o Fernandes, lembrando da camisa do Edmundo em 2005 e a camisa recem lançada para o Wilson. Eu apoio e acho uma bela ideia, caso façam essa camisa não tenho dúvidas que será um sucesso de vendas. Como Fernandes é um jogador da linha, ou seja ao contrário de Wilson não pode ter uma camisa muito diferente creio que possa se inspirar na camisa gol 100 do Romário. A camisa do Baixinho tinha a faixa de capitão já impressa na camisa e, se não me engano, o nome do fera. Fica a sugestão e o pedido. Fernandes merece!

Abraço!

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Desfalques


Um dos fatores que se está sendo pouco comentado quando criticamos a atuação do Figueirense são os desfalques que tivemos. A falta de jogadores simplesmente acaba com o time. Não há como negar que um time com Raafael Coelho no ataque, Jeovânio e Carlinhos protegendo a zaga isso sem contar com as novas contratações que ainda não estrearam. É quase um time completo entre desfalques e jogadores apara estrear, isso sem contar com o retorno do cracaço Anderson Luis, que no Guaratinguetá foi destaque na sua posição, volante.
Não quero ficar neste post escrevendo que temos muitas peças para mostrar valor e que iremos melhorar, isso também, mas isso tudo poderia ter sido evitado. Jean Coral já poderia ter feito sua estréia e o numero de jogadores machucados não é normal, poderíamos estar em posiçaõ mais confortável se não fossem esses empecilhos. Onde está Hudson Coutinho? Por que neste ano desistiram de uma comissão técnica permanente?
Espero que com a chegada da nova comissão técnica tenhamos uma melhor preparação fisica, pois estamos de preparador novo. É isso aí minha gente, comentem!
Abraço!

Já perdemos

Não há como negar, as propostas do exterior mexeram com Rafael Coelho. Ele já não marca faz algum tempo, seu último gol foi contra o Campinense. As propostas da Europa e a vontade de seu empresário de o tirar do Figueira prejudicaram, e muito. A vontade e o estilo de jogo é o mesmo, a tranquilidade parece que sumiu, a frieza na conclusão das jogadas. Creio que essas propostas atrapalham no nível de preparação, atrapalham nos treinos, na concentração e nas mobilizações para as partidas.

Agora que o prazo da abertura da janela Europeia fechou e nós Alvinegros voltamos a dormir tranquilos vieram as notícias que a traffic tem interesse no jogador e que o Cruzeiro quer o jogador para uma possível suplência de Kleber até o Corinthians entrou no negócio. Ou seja, nada de dormir tranquilos, de fato ele fica até o final do ano, mas sua cabeça não está aqui. O exemplo que já vivenciamos foi no ano passado quando Cleiton Xavier já havia acertado sua transferência no meio do ano para o Palmeiras, seu futebol evaporou, foi uma das causas do rebaixamento. Tomara que o filme não se repita. Ele não perderá sua vaga no time titular, está anos-luz a frente de seus concorrentes, talvez com a chegada de Jean Coral ele tenha uma sombra, mas a principio não corre esse perigo, fora que ele não vem jogando mal, apenas não marca. Será que ele pode se recuperar? Será que voltará a ser o atacante que foi a poucos meses atrás? São perguntas complicadas, ele tem qualidade para reverter a situação, torçamos por isso.

Abraço!

"Nós sabiamos que poderíamos recuperar dentro da competição"


A frase do título deste post foi dita pelo ex treinador Alvinegro PC. Gusmão em entrevista concedida ao site INfoesporte. Ele teve a cara de pau de falar que poderiam recuperar, brincadeira. Imaginei que ele como uma pessoa que trabalha no futebol soubesse que não tinha mais condições de continuar. Sei que é chato ficar falando de coisas do fundo do baú, mas não tive como não escrever aqui sobre a entrevista dele.
Chegou a ser engraçado ele falar que poderiam recuperar, que com reforços contornariam a situação. Falastrão. Até sugiro ver a entrevista(aqui), mas é claro, filtrando o que ele diz. PC gerou uma pequena polémica dizendo que o presidente do Figueirense Norton Boppré lhe faltou com a palavra. Perdido perdidinho, com o tempo prazo de validade de acaba e o Ceará cai tabela à baixo.
Abraço!

Próximo adversário em análise


Um time surpreendente, assim classifico o Guarani, nosso próximo adversário. Um time que foi rebaixado no campeonato Paulista, se reformulou e vai muito bem na segundona. Um time sem grandes estrelas, nenhum jogador de grande nome, apenas muita organização vontade e claro, um bom treinador, Vadão.
O Guarani é um time bem limitado, depende muito de Walter Minhoca(foto), o jogo do Guarani passa por ele, é o cérebro, sem ele é apenas mais um time esforçado. Tem um bom lateral que é o Maranhão, já foi procurado por clubes da série A, é bom ficar de olho nele. Mas o principal fator para a boa campanha do time de Campinas é a organização, com ele jogadores como Bruno Aguiar e Ricardo Lopes vão bem, um time bem montado.
Desse Guarani não se espera um jogo bonito, é um time correto. Lembram da partida contra o Guarani no Scarpelli? Dominamos as ações, não conseguíamos furar a defesa, eles na bola parada fizeram o gol e venceram. Este é o Guarani. Jogo perfeitamente "vencível".
Abraço!

domingo, 13 de setembro de 2009

Bom meia no mercado

Uma das posições mais carentes do Figueirense é a meia, precisamos de alguém para jogar ao lado de Fernandes, para fazer a criação e distribuição das jogadas. Um bom meia que foi recentemente dispensado pelo seu clube é Élvis, Gallo era o treinador do Santo André e não quis mais utilizar Élvis. Não sei se ele acertou com algum clube recentemente, não consegui encontrar seu nome em algum outro clube, pode ter se transferido para um clube do exterior.

Élvis fez um dos gols do Santo André na final da Copa do Brasil de 2004, quando o time do ABC venceu o Fla, no Maraca. Algumas caracteristicas encontrei no site futebol Interior, eles descrevem Élvis como um meia criativo com boa cobrança de falta e escanteio. Sempre lembrando que a bola parada é um dos nossos maiores defeitos, um bom batedor cairia bem.

Outro meia que não está no mercado, mas já passou por aqui e não está bem em seu clube é Marquinho, a torcida do Fluminense o rotula como "burocrático", também não sei a extensão de seu contrato.

Outro fator que deve ser levado em consideração é a contratação de Maicon, não sabemos se a diretoria o contratou para ser a solução na meia ou para vir como uma aposta. Muitas indefinições, listei dois meias, se você torcedor quiser deixar seu pitaco a caixa de comentários está aberta.

Abraço!

Torcida tem que pegar junto


3337, esse foi o número de apaixonados que ontem foram ver o Figueira num confronto decisivo. A chuva prejudicou, a fase não é das melhores, mas era decisivo! Ontem, numa partida que pode mudar o rumo de nossa caminhada, a torcida não poderia ter abandonado o time assim! Também tínhamos a verdadeira estreia do novo treinador, será que não vale a pena sair de casa, botar a capa e apoiar?
Não estou eu aqui querendo que tivéssemos um público de 10 mil pessoas, mas 3 mil não dá, não condiz com o tamanho desta torcida. A chuva atrapalha? Sim, claro que atrapalha, pessoas com idade avançada já são mais propícias a adoecer, crianças idem, mas só 3 mil tinham condições?
Alguns vão alegar que o time já vem numa má fase desde o ano passado. Fernandes disse em sua entrevista coletiva que o apoio da torcida é fundamental, que em 2001 mesmo com chuva sempre tínhamos bons públicos. E hoje, apenas uma má fase afasta a torcida? Só apoia quando estiver numa grande fase?
Abraço!