sábado, 5 de dezembro de 2009

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Sobre a torcida


Hoje li o blog do Jorge Júnior (bom blogueiro) lá ele comentava sobre a torcida do Fluminense, que ela levou o time a dar a volta por cima, e como bem disse, isso parte do time e vai para a arquibancada. O time é quem contagia a torcida.

Dito isso o blogueiro faz a comparação óbvia entre a torcida do Avaí, no ano de 2008, e a torcida do Figueira neste ano. Comenta também sobre o termo torcida geladeira, ele concorda com isso.

Sou obrigado a discordar em partes com o Jorge. Vou começar com a comparação da avaianada em 2008, e os alvinegros em 2009. Penso que essa comparação é complicada de ser feita por vários aspectos; um deles é o time, o Figueirense de 2009 nunca chegou a ter uma seqüência de vitórias empolgante, quando ameaçou ter isso no inicio da era Márcio Araújo a torcida compareceu e apoiou o time.

O Avaí em 2008 vinha de longos anos de seca, lutando em 2007 para não cair para a terceira divisão, acaba sendo óbvio que qualquer time melhor que os dos anos anteriores levaria a torcida ao estádio em busca de dias melhores. Já o Figueira vinha de um rebaixamento.

O outro ponto é a média de público. Mesmo com um time que não era bom a torcida Alvinegra manteve uma boa média de público, média essa quase a mesma que a do time do sul da ilha no ano passado.

Além do mais, a torcida nos bons momentos do time não foi nada geladeira, a partida contra o Bahia – na nossa melhor fase na série B- nossa torcida não foi nada geladeira, apoiou, cantou, um show.

A torcida está de parabéns, porém pelo apresentado dentro de campo a torcida não deixou nada a desejar.

Abaixo um vídeo da calorosa recepção da torcida na partida contra o Duque de Caxias.





Um forte abraço Alvinegro!

Para entender um pouco mais

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Evolução da blogosfera

Ontem o blog Nosso Figueira, do meu amigo Rafael mudou completamente o seu visual, muito mais bonito. Entre lá, aprecie as mudanças e acompanhe, o Rafa entende muito de bola. Além do blog do Rafa, a cobertura realizada pelo Tainha e pelo Ney ontem no conselho deliberativo me alertou para um ponto em especial. A evolução da blogosfera Alvinegra.

Os blogs não param de evoluir, essa evolução é rápida. O blog Canto do Figueira, por exemplo, foi criado há pouco tempo, agora já conta com um dos melhores visuais da blogosfera Alvinegra. O próprio blog do Ney é outro que evoluiu, migrou para o Meu Figueira – segundo o Ney foi uma transferência envolvendo milhões de dólares.

Tudo começou com o blog do torcedor no Globo esporte, comandado pelo Ziggy, trocaram de comando com a entrada do Tainha, surgiu o Meu Figueira, Gigante Alvinegro etc. O Ney que hoje é referência, começou sem grandes pretensões, sem muito alarde, sem propaganda, hoje é convidado para programas de rádio, realizou entrevista com dirigentes, participa do dia-dia do clube. Muito legal.

O espaço que essas coisas eletrônicas conquistaram é fantástico, entrevistas, conteúdos de primeira. Hoje dá para se informar apenas com os blogs, as informações muitas vezes saem primeiro nos blogs e depois na imprensa tradicional. Um exemplo disso é a atual indefinição de gestão do Figueira, o tainha e o Ney estão dando um banho de informação,

os veículos de comunicação tradicionais estão sendo superados.

O próprio blog que você está lendo agora já sofreu uma série de mudanças, o Máquina Alvinegra começou com um visual que já foi trocado três vezes. O número de seguidores aumentou as visitas também.

Já se foi o tempo que tínhamos que esperar até o outro dia para ouvir notícias, opiniões nas rádios, ou até mesmo ter que esperar o globo esporte do outro dia para ver resultados, etc.

É a evolução da espécie.

Um forte abraço blogueiro Alvinegro!

Tédio

Vou confessar aqui no blog que esse período de entre safra é muito chato. Poucas notícias de futebol, falta de jogos, daquelas campanhas, daquele friozinho na barriga antes de cada partida importante.

Essas “férias” estão diferentes das outras, temos decisões importantes sendo tomadas no lado político do clube, decisões que podem – e irão – mudar os rumos do clube. Porém até mesmo essas movimentações são chatas, não que eu não goste e acompanhe, mas que uma partidinha de futebol é muito melhor, ah isso é.

Vou continuar aqui escrevendo o blog, acompanhando o desenrolar do lado político e torcendo para chegar rápido o ano que vem, e ver novamente futebol.

Um forte abraço!

Decisões

Nesta quarta tivemos três finais, duas dentro das quatro linhas e a mais importante, a decisão do conselho deliberativo do Figueirense ontem.

Vamos por partes, como diria Jason.

Reunião do conselho

Ontem à noite, o conselho deliberativo do Figueira foi unânime em não aceitar os termos propostos pela Figueirense participações. Os termos eram ridículos, visto pela ótica do clube. O conselho não aprovou e vai apresentar uma contra proposta, esta que ainda não tem uma data limite para a sua apresentação. O Tainha e o Ney estiveram na reunião, se quiseres ficar informado a respeito, leia o blog dos caros amigos.

Pertinho, pertinho...

Ontem à noite também tivemos a primeira decisão de quem fica com o título da Copa SC, o Joinville foi até Blumenau e venceu o Metropolitano por 2 a 0, agora joga por uma derrota de até 2 a 0 em seus dominios que ainda assim fica com o título. O Joinville é um clube que sempre investe pesado para os seus padrões, vai ser muito bom ver mais um time com calendário disputando o estadual.

Não Deu, Flu

Tivemos ontem a decisão da copa Sul Americana, o Flu venceu por três a zero a equipe da LDU, no Maraca. Sensacional a recuperação do Flu no Brasileiro, a química entre a torcida e o time é dos melhores. Não cai, ano que vem vamos ter a companhia do Botafogo na segundona do certame nacional.

Um forte abraço!

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Márcio fora - decisão acertada


Recebemos ontem a informação que o treinador Márcio Araújo deixou o Figueira. Ele terminou o ano com um aproveitamento levemente superior ao do seu antecessor Roberto Fernandes.

Creio que a decisão pela saída do Márcio foi acertado, ele foi contratado para levar o time à série A, não conseguiu isso em praticamente um turno, tempo suficiente.

Márcio é um conhecedor do futebol, humilde, boa praça, chegou e encantou com o seu estilo, ajeitou o time, deu um padrão tático – que não víamos há muito – e integrou o grupo. Com o tempo isso foi mudando, se perdeu no comando, desperdiçou um jogador fora de série para os padrões, como Jeovânio, teve ainda os casos do zagueiro Edson e dos descompromissados Paulo Sérgio e Maicon.

O treinador caipira deu a entender que tinha os “seus” dentro do grupo, só isso explica as seguidas escalações do meia Maicon. Schwecnk foi outro que sofreu na mão de Araújo, vinha de uma seqüência fantástica de gols, e de repente voltou ao banco de reservas sem explicação.

Em suma: Márcio veio para levar o time à primeira, não conseguiu, se perdeu no comando. Meteu os pés pelas mãos. Pode pegar o boné e voltar a dar o “pulo do gato” no interior Paulista.

Um forte Abraço!

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Fernandinho marca no Japão

Ontem esqueci de botar na lista dos gols Alvinegros pelo mundo o nome do meia Fernandinho, aquele que neste ano foi para o Vasco onde sofreu com seguidas lesões.

Fernandinho é muito lembrado pela sua grande capacidade técnica, não há um no Scarpelli que lembra do baixinho driblador, jogou no Figueira em 2003 onde ganhou destaque, saiu e foi para o São Caetano onde foi pouco aproveitado, acabou sendo negociado com o futebol Japonês, hoje sofre com constates lesões e trocas de clubes.

Hoje ele joga no Oita Trinita, clube do Japão, fez um gol neste final de semana na vitória de 2 a 0 sobre o JEF United. Abaixo o vídeo do jogo (notem no vídeo as bandeiras atrás do gol, muito legal), com os dois gols, vale lembrar que o clube do Fernandinho já está rebaixado para a segundona do Japão. O gol é a cara dele, deixou um defensor no chão e deu um belo corte dentro da área.

Confira:

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Base para 2010


Apesar do conturbado momento político do Figueira, com as indecisões, o time dentro de campo para o próximo ano já começa a ter uma base.

Hoje o contrato de cinco jogadores expirou (veja aqui), porém o clube só começará a definir contratos no dia dez. Então, nada de ficar apavorado com o término do contrato do Jeovânio.

Wilson possui contrato longo e pretende ficar, Fernandes quer ficar, seu contrato encerra ao fim do ano. Schwenck é outro que já demonstrou interesse em ajudar o Figueira em 2010, assim como Jeovânio e Roberto Brum, além da renovação do volante Diego Paulista.

Na zaga não precisamos nos preocupar, Roger Carvalho renovou contrato, João Felipe tem contrato longo assim como Edson.

Com essa base e a escolha de um bom treinador já temos um bom esboço de time, base que em 2009, só conseguimos no final do ano.

Wilson no gol, na zaga Roger, Edson e João, nas laterais Lucas e Massari – que deve ser mais utilizado em 2010 – Jeovânio, Brum e no meio Fernandes, no ataque Schwenck. Isso sem contar com jogadores da base como Talhetti, Roberto Firmino e Marquinhos Júnior que deverão receber suas chances com mais freqüência.

Estou confiante em um bom time, o medo é que isso passa pelo lado político que não anda nas suas melhores fases.

Um forte e esperançoso abraço Alvinegro!

Gols Alvinegros pelo mundo


Após uma rodada sem gols Alvinegros pelo exterior, a série está de volta. Neste final de semana dois jogadores deixaram sua marca. Cléo e Juninho, ambos na Europa.

Juninho, aquele que passou por aqui neste ano e fez esse golaço (clique aqui e veja um belo gol com a camisa Alvinegra) deixou sua marca lá fora, ele após má passagem pelo Figueira voltou para a Eslovênia, marcou pelo seu time, o NK Domzale, não consegui encontrar o gol dele no youtube, digamos que o Domzale não é lá muito popular, os vídeos mais recentes são de três meses atrás!

O outro jogador que deixou sua marca foi Cléo (foto), jogou muito pouco no Figueira, veio do Atlético Paranaense, em 2005, hoje está no Partizan, de Belgrado, na Sérvia. Fez gol no clássico que o seu time venceu por 2 à 1 sobre o rival Estrela Vermelha. Foi um golaço. Podes ver o gol abaixo, o vídeo é curtinho, mostra os três gols da partida, o de Cléo foi o último, bateu colocado no canto. Cléo, aliás, é nome freqüente aqui na série.

Um forte abraço Alvinegro!

Imagem forte