sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Entrevista com Aldrovani - "GENIAL"




Aldrovani Menon, o famoso Aldrovani, formador ao lado de Genilson a dupla de ataque “genial”, no fim dos anos noventa. Ídolo por vários clubes por onde passou, se destacou no Figueira, onde se tornou o maior artilheiro da história do Figueirense em um único ano. Foi artilheiro da série C de 99 com treze gols, ano que acabamos na segunda colocação.

Jogador de 37 anos, 1, 76m e muitos gols, mais de quinhentos na carreira (veja lá embaixo o gol quinhentos). Aldrovani ficou marcado pela sua saída em 2001, foi para o Sport, a torcida não o perdoou.

O artilheiro jogou neste ano no Gurupi, time de Tocantins, saiu e hoje está no Atlético Rio Verdense, clube da terceirona de Goiás. Aldrovani lá é titular, marcou apenas um no campeonato, seu time está na primeira colocação.

Aldrovani já marcou contra o Figueira no ano passado, (veja aqui). Destaco também um texto escrito pelo colunista Maceió, do jornal AN de Joinville, clique aqui e confira, dá pra se ter uma noção do que representou este jogador por aqui.

Abraixo uma entrevista especial que o artilheiro concedeu para o blog.



A entrevista

Aldrovani: conte-nos um pouco sobre a sua carreira futebolística. Onde começou sua vida de boleiro?

Comecei em 1989, com 16 anos, quando fui fazer teste no Matsubara - Pr, onde passei quatro anos, depois passei por muitos clubes dentro e fora do Brasil . Aproximadamente 28 clubes , em 20 anos de carreira , desde que saí de casa . Sou muito feliz por todo esse tempo no futebol, e por ter realizado meu sonho de jogar futebol.





Faça um breve histórico sobre sua passagem pelo Figueirense.


No Figueirense, cheguei em 1999 ainda bem desconhecido , agradeço a diretoria por ter me dado a chance e ter acreditado em mim . Aos poucos fui conseguindo meu espaço , demonstrando interesse pelo clube , sendo profissional , fazendo meus gols , conseguindo as vitórias com o grupo , sendo amigo de todos ,conquistando a torcida e com isso fui marcando minha passagem pelo Figueirense . Fui para o Bahia em 2000, em julho de 2000 voltei para o Figueirense, fiquei até junho de 2001, foi uma passagem maravilhosa com titulo de campeão e muitos gols pelo clube, com certeza marquei meu nome na história do Figueira .


Como que foi a experiência de jogar ao lado de Genilson no estadual de 99? Aquele ataque era fantástico...

Começamos bem desacreditados, né? Mas aos poucos fomos criando um conjunto, um dependia do outro pra jogar, aí apareceu o nome da dupla, "GENIAL" criada pelo nosso amigo Sérgio Murilo, a partir daí começamos a fazer muitos gols , o entrosamento era ótimo , dentro e fora de campo , éramos muito amigos , ainda continuamos sendo , e principalmente nesse ano conseguimos o título do Estadual , e melhor ainda , em cima do Avaí .


Quais foram os desafios encontrados no Figueirense ainda sem uma grande estrutura, como você encontrou o clube quando desembarcou em Florianópolis?

Os desafios são grandes como em qualquer outro clube , não é de uma hora pra outra que as coisas acontecem . Mas no Figueirense as coisas começaram a acontecer rápido, começaram a se estruturar, se organizar, a montar times bons , e com isso as conquistas chegaram , titulo de 99 entre outros mais, disputas da Copa do Brasil, o clube ficando conhecido a nível nacional, até que em 2001 chegou a conquista de uma vaga pra série A do brasileiro .


Hoje um dos desafios encontrados é fazer a torcida transformar o Scarpelli novamente em um caldeirão, conte sobre o que você lembra da torcida Alvinegra. Na sua época era difícil vencer o Figueira no Scarpelli.

Quanto a torcida do Figueira , não posso reclamar de nada , sempre fui apoiado por eles , claro que a torcida queria e quer ver sempre o time vencer , mas lembro bem , de que era muito difícil mesmo alguém ir dentro do Scarpelli e vencer o Furacão , a torcida vibrava muito , isso é muito bom para os jogadores , o incentivo que vem das arquibancadas , e a torcida só cobra de quem eles sabem que tem condições de jogar bem , veste sempre a camisa do Figueirense com muita Honra .
>
Qual foi a melhor fase da sua carreira? Foi no Figueira?

Com certeza na época que passei pelo Figueirense , foi uma passagem maravilhosa , jamais esquecerei , 2 anos de Figueira , a cidade de Florianópolis , as amizades , tudo era maravilhoso , me sentia muito feliz . Em 2000 nasceu meu segundo filho , Daniel , o primeiro é Bruno , aí a felicidade aumenta e você quer cada vez mais jogar bem e marcar cada vez mais gols , você fica muito feliz estando em um lugar bom , que você e sua família estão felizes . Fui Campeão Catarinense em 99 , artilheiro da série C em 99 , com 13 gols , me tornei o maior artilheiro em uma temporada com 33 gols , se não estiver enganado foram 103 jogos e 63 gols com a camisa do Figueira . Foi uma passagem muito marcante na história do Figueirense , esse clube pelo qual tenho muito carinho .


99 foi um ano especial para toda a torcida Alvinegra e também para você, que se tornou o maior artilheiro do Figueirense em uma única temporada. Você foi o artilheiro da série C desse ano. Comente um pouco sobre essa grande fase sua e do Figueirense.

Foi inesquecível mesmo, foi um ano ótimo, como falei fomos Campeões Catarinense, (em cima do Avaí) , depois de algum tempo sem titulo, né ? Fui artilheiro da série C, fui o maior artilheiro numa temporada, acho que entre as vitórias , as conquistas e os gols , foi um ano de muitas alegrias pra toda a torcida do Figueirense e pra mim também, é claro . Um ano que jamais será esquecido.


Você se arrepende de ter saído do Figueirense em 2001, para jogar a série A do brasileiro pelo Sport? Na ocasião o Figueira subiu, o Sport caiu e você sofreu uma grave lesão...

Não me arrependo não , as coisas não avisam a gente , elas acontecem e pronto , se a gente soubesse seria bem melhor, né ? São coisas do futebol , qualquer um trocaria um time da série B por um da série A , era bem mais divulgado , o salário era maior também , já que no Figueirense eles queriam me manter , mas ganhando o mesmo salário. Já fazia 1 ano que eu ganhava a mesma coisa , no Sport seria bem maior , coisas do futebol , né ? Mas infelizmente veio a fratura, que eu nem imaginava que iria acontecer , mas aconteceu , aí o campeonato já era . Mas graças a Deus dei a volta por cima, e logo estava jogando de novo , joguei em muitos outros clubes também . Fiquei muito feliz quando o Figueirense subiu pra série A.


Hoje você joga em Goiás, no time do Atlético Rio Verdense, conte um pouco sobre essa experiência e desafios encontrados quando se joga num clube pequeno, com pouca estrutura?

Como falei anteriormente, as dificuldades existem em todos os lugares , mas se tiver pessoas competentes e que organizem as coisas , com certeza os resultados vem , mesmo que a estrutura seja mínima . É claro que você tem que ter paciência para que as coisas entrem no eixo, você tem que ajudar muito , mas com as vitórias vemos que vale a pena os sacrifícios . Tudo tem um começo, se não arriscar nunca saberá se valeu a pena.


Você ainda acompanha o Figueirense? Mesmo jogando longe?

Acompanho sim , apesar de não estar jogando aí , me identifiquei muito com o clube, tenho pessoas amigas que ainda estão lá , entre muitos , quem ainda está há um bom tempo é o meu grande amigo Fernandes , sempre nos falamos , ele me conta com estão as coisas por lá , sempre mando lembranças para meus amigos . Esse ano mesmo, torci muito para que o Figueira conseguisse voltar a 1° divisão do brasileiro , infelizmente não deu , mas vamos torcer para que ano que vem isso seja possível.






Um forte Abraço Alvinegro!

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Menos um



O mirassol 2010 promete, já havia contratado o treinador(?) Pintado para o próximo Paulistão, depois trouxe o zagueiro Bruno Peroni, e para fechar o caixão levou o lateral Anderson Luís (sim, pode comemorar, no estadual ele não vai atrapalhar).

Vi a notícia no site Futebol Interior, vou retirar um trecho da matéria do site. “A diretoria do Mirassol anunciou a contratação de mais um craque para a disputa do Campeonato Paulista. A nova aquisição é o lateral-direito Anderson Luís”.

Sim, aquele craque ficou muito estranho, estão tentando criar uma falsa expectativa no torcedor do glorioso clube do interior de São Paulo . Isso que é imprenssa que apóia o clube, fosse aqui estariam falando a verdade sobre o jogador.

Escrevi no blog que o ano de 2010 teria que começar sem “laranjas podres”, sem jogadores que já provaram que não possuem qualidade para jogar no Figueira. Dois já foram, faltam agora os jogadores descompromissados, além do Alê, Schmöller...


Um forte abraço Alvinegro!

Fica Jeovânio!



Hoje pude ver a entrevista do Jeovânio, no blog do Ney, sensacional. Como fazem falta jogadores da personalidade desse volante, teve a coragem de ir a público e numerar os problemas vividos dentro do clube. Esclareceu os problemas vividos nesta reta final.

Jogador que veio sobe grande expectativa e foi muito mal utilizado, desperdício completo.

Dou destaque ao momento da entrevista que o volante mostrou-se surpreso após sua chegada ao clube, muitos jogadores descompromissados. Agora passamos a entender as seis derrotas em casa.

Outra coisa legal de se constatar na entrevista foi de ver que o Jeovânio tem muita consideração pelo clube, além de ser um Alvinegro.

Fica Jeovânio!

Um forte abraço!
OBS: Na foto, Jeovânio na sua primeira apresentação, em 2001 ao lado do também volante Luiz Simplício.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Início de temporada diferente

O ano do Figueirense começou errado quando o time que estreou em 2009 foi composto em sua maioria por jogadores do ano de 2008. Me lembro que na época muitos torcedores reclamavam fato de que a nossa defesa era a mesma do ano passado, os jogadores eram os mesmos.

A defesa do inicio do ano era composta por quatro jogadores: Anderson Luis, Bruno Peroni, Bruno Aguiar e William Matheus. Todos esses jogadores eram remanescentes de 2008, e desses o menos criticado era Bruno Aguiar, os outros todos, sem exceção, eram “perseguidos” pela torcida.

Desses jogadores nenhum foi bem utilizado durante toda a temporada, Peroni foi reserva boa parte do ano, quando entrou foi mal. Aguiar foi dispensado logo no inicio do ano, Anderson Luis foi emprestado para times do interior de São Paulo, William Matheus foi esquecido dentro do elenco.

2010
O ano de 2010 tem que começar sem “laranjas podres”, sem jogadores que não estejam interessados no bem do clube – Maicon, Paulo Sérgio, Egídio ...- e sem jogadores que já provaram que não possuem qualidade, como Alê, Marcelo, etc.

O ano tem que começar a mil, nada de estadual como laboratório, neste ano o estadual não serviu para basicamente nada. Os jogadores que ficarem precisam mostrar que querem crescer dentro do Figueirense, contribuir. Os contratados precisam mostrar a mesma vontade.

Enfim, vai ser um ano difícil, os dirigentes Alvinegros vão ter que usar mais do que nunca sua destreza com a montagem de um bom e equilibrado time.

Um forte Abraço Alvinegro!

terça-feira, 24 de novembro de 2009

A seleção


O momento é de revisar o ano, relembrar as falhas e os acertos, uma retrospectiva, uma revisão geral. Vários blogs fizeram suas análises sobre o nosso ano, Ney, Gigante Alvinegro e Tainha fizeram boas análises, até eu dei meu pitaco.

Vou abrir um parêntese, fugir um pouco do papo sério, das analises. Vou fazer uma seleção de 2009. A seleção dos piores jogadores que passaram pelo Figueira em 2009. Catarinenses, e segundona, ou seja, todo o ano mesmo. Para ler abaixo este texto esteja com o espírito desarmado, tens que encarar como uma brincadeira.

Vamos à seleção, o meu time jogará num 4-4-2, iremos listar os piores, porém é possível que eu esqueça alguns jogadores que nos marcaram negativamente, daqueles que vamos pra casa pensando como aquele jogador errou aquele passe, como chutou aquela bola para fora.

A seleção será; Dalton, Anderson Luís, Marcos, Bruno Peroni e William Matheus. Michel Schmöller, Rômulo, Rafael Ueta e Juninho. No ataque teremos Douglas e Ricardinho.

Dalton acabou no gol pelas suas falhas em algumas partidas que substitui o Wilson, até porque não poderíamos botar o Wilson nessa seleção.

Na zaga teremos Bruno Peroni e Marcos, este último pra quem não lembra é aquele zagueiro da base que não jogou nem cinco partidas no Figueira e logo foi dispensado, ele é natural de Santo Amaro da Imperatriz. Sobre o Peroni não é necessário comentar.

Nas laterais, teremos dois jogadores provenientes da base (perseguição), William Matheus jogou algumas partidas no Estadual, foi muito mal, acabou sendo esquecido dentro do elenco Alvinegro. Anderson Luis foi outro que não jogou nada no Estadual, contudo poderia ser substituído pelo grosso lateral Davidson, que jogou pouco tempo por aqui.

De volantes Michel e Rômulo, o segundo chegou após longo tempo de inatividade, não jogou nada.

Na meia dois que chegaram sobre vista grossa da torcida, Ueta e Juninho, os dois não jogaram nada no estadual, Ueta não entrou em forma, gostava de chutar a gol de onde estivesse, lástima.

No ataque Douglas e Ricardinho, Douglas ainda não conseguiu dominar uma bola, Ricardinho está emprestado e ainda não aprendeu a passar uma bola.

A seleção será comandada pelo treinador (?) Roberto Fernandes, o fanfarrão nordestino não sabe nada de bola.

E aí torcedor, achas que esse time conseguiria vencer alguma partida?

Um forte abraço Alvinegro!

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Balanço geral - primeira parte


Quem lê o blog sabe que não sou adepto a posts longos, não tenho esse costume. Após partidas faço várias postagens para comentar sobre o jogo. Vou comentar o ano do Figueira em vários dias, hoje pretendo comentar sobre a atuação da diretoria no fatídico ano de 2009.

O ano começou errado, a diretoria apostou num treinador que não tinha condições de levar o time para a série A, Pintado apesar das três vitórias de 2008 é apenas um motivador.

Com a permanência de Pintado perdemos o estadual, o time não encaixou em nenhum momento, e o campeonato que era para ser um laboratório foi inútil ao longo do ano.

O problema da diretoria também foi apostar em jogadores ruins que nunca renderam nada na carreira, um exemplo claro foi o lateral Wellington. Outro erro em questões de jogador da diretoria foi a liberdade dada aos treinadores para trazerem jogadores, Roberto Fernandes trouxe Luciano Totó, outro que nunca mostrou nada. E no caso de Márcio Araújo o erro da diretoria foi em ser conivente com os problemas dentro do grupo, como afastamento do Edson e do Jeovânio.

O clima nesta reta final não ajudou, Baré teve uma ríspida discussão antes da partida contra o Duque de Caxias, isso não contribui em nada no espírito de decisão que estava sendo criado. Um dirigente com mais vivencia veria isso.

Creio que o principal erro do comando Alvinegro foi a de passar o comando do futebol para dirigentes muito jovens. Em 2008, com Rodrigo Prisco isso também não deu certo, Thiago D’Ivanenko é jovem demais, precisa de alguém com mais experiência para lhe passar bagagem. Como um dirigente de 26 anos vai dar uma dura em um jogador com mais de 32?

A diretoria também erra quando não apresentou grandes promoções de ingressos, em momentos de dificuldade, ou de extrema importância ingressos de menos de 10 reais não caem mal.

Em alguns casos o comando foi bem, apostou em jogadores que poderiam dar retorno, como Pico e Pedrinho, o erro foi o de confiar demais na qualidade desses jogadores, não trazendo em tempo jogadores para entrarem em seus lugares, com qualidade.

Novamente a diretoria não fez um bom ano, a construção do time a prestação foi um erro (essa é do Ney), tivemos diversos times na temporada, o time do inicio da segundona é bem diferente do atual, que são diferentes do time do Estadual. Não tivemos uma base durante todo o ano. A montagem desorganizada do elenco foi um grave erro, durante todo o ano tivemos mais de 15 volantes, ao longo da série B só contávamos com Lucas e Egídio, quando um dos dois não jogava a dor de cabeça era grande. ,

Um forte abraço Alvinegro!





domingo, 22 de novembro de 2009

Torcida campeã

Ontem postei um vídeo da torcida no blog, a entrada do time em campo e a bela festa feita nas arquibancadas. Festa que há muito não se via, papel picado e phs abrilhantaram o estádio. O público foi de mais de 15 mil Alvinegros, as faixas “voltaremos” também deram um brilho especial à festa.

A torcida ontem esteve de parabéns, botamos o maior público do ano, a festa foi linda, e não foi só ontem que a torcida se destacou. Durante toda a série B mantivemos uma média de público de time classificado para a série A, tudo isso contando com um futebol que em nenhum momento deu segurança ao torcedor. Torcida campeã.

Um forte abraço Alvinegro!

Foto de Carlos Amorim