sábado, 17 de outubro de 2009

Valeu Lusa


Finalmente entramos no G4. A Lusa foi lá em Goiania e venceu o Atlétcio por um a zero, aos 46 do segundo tempo! Agradecer ao Marco Antônio que foi quem marcou o gol. Estamos a um ponto a frente do Atlético.
Outras notícias boas. Na próxima rodada pegaremos o Vila Nova fora de casa, clube que tomou de quatro do Vasco lá no Rio e tem um time muito fraco. O Ceará vai enfrentar a Portuguesa que está sonhando com o G4 em ASão Paulo, se não me engano.
Se tudo der certo poderemos nos consolidar ainda mais no G4 além de nos aproximarmos ou ocupar a terceira posição.
Abraço!

Vencemos uma partida café com leite...


Vencemos e dormimos no G4. Passamos a pressão para o time lá de Goiás. A partida de hoje foi, bem, café com leite. Mesmo quando não jogávamos bem o Juventude não mostrou qualidade para surpreender. Fernandes marcou o seu, Schwenck está iluminado e ainda contamos com a volta do Jeovânio que foi muito bem. Egídio foi outro que foi muito bem, o cruzamento para o primeiro gol foi um primor, Schwenck não precisou nem pular, isso sem contar que o Egídio estava deslocado de sua posição naquele momento. O segundo gol foi outra obra de arte, não o gol em si, mas o passe do Fernandes. Fantástico.

Como ponto negativo fico com a atuação do Lucas, alguns torcedores gostaram da atuação dele, eu não. Acredito que ele possa render muito mais, não está num bom momento. O ponto positivo da atuação do lateral foi o de não ter o medo de ser feliz. Quando voltar a sua boa fase vai ser muito mais importante.


Pitacos:
  • Wilson não precisou realizar seus milagres. Pontos positivos.
  • Jeovânio apesar da falta de entrosamento com Toninho foi muito bem. Marcador incansável.
  • O Juventude é muito ruim, time sem forçar para reagir. Para piorar seu artilheiro ficou no banco boa parte do jogo.
  • Muito legal a festa da torcida. As organizadas, o pessoal lá do setor C e a cachoeira no setor B embelezaram a festa.
  • Egídio voltou a jogar muito bem.
  • São Pedro bem que poderia ter dado sua contribuição. Se não chovesse teríamos mais de 11 mil no Scarpellão.
  • A péssima partida contra o Fortaleza mostrou que foi uma exceção. Ainda bem.
  • Roberto Brum foi bem.
  • Schwenck é o verdadeiro iluminado. Tax compreendendo ixtepô?

É isso, vencemos e entramos no G4. Agora é torcer para a Lusa.

Abraço!

A foto é de Carlos Amorim, roubei á do site do clube.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Boa idéia!

O tainha deu uma idéia lá no blog dele bem legal. A idéia é ligar o celular e balança-lo no momento que o Fernandes entrar em campo. Gostei da idéia, como não vai ser todo mundo que vai ter sinalizadores é um bom genérico. A foto ali em cima é do ano passado, no jogo em que perdemos para o Flu e ocorreu o apagão.

Abraço!
A foto é do blog Flagrantes do Cotidiano.



Esse tem futuro

Termina nesta sexta-feira o estágio do ex-zagueiro Rogério Prateatt

O Ex zagueiro do avaí está fazendo um estágio no Figueira com a orientação do Márcio Araújo.

Até os ex-avaianos sabem onde se nasce vencedor...

Fonte: Blog Do Polidoro Júnior

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Dois meses de salários atrasados, dois meses sem vencer fora de casa...

Nosso próximo adversário o Juventude vem com muitos problemas, os gaúchos de Caxias do Sul estão quase no fundo do poço. Não na classificação, mas financeiramente, politicamente o Juventude vai mal. A torcida está revoltada, foi o que notei dando uma passada pelos blogs deles. O time não vence fora de casa a 2 meses, a última vitória foi sobre a Portuguesa por 1 à 0. Faz muito tempo. Para piorar a situação eles perderam na última rodada em casa, para o Campinense. Se tudo já não bastasse os jogadores deram declarações para a imprensa revelando o atraso nos salários, dois meses de atraso. Quando disse que eles estavam no fundo do poço não exagerei.


Lá quem é o xodó da torcida é o atacante Mendes. O cara já fez de tudo quanto é jeito com a camisa esmeraldina, é o querido da torcida. Vale lembrar que o Mendes já passou pelo Figueira em 2002, bem, naquela época ele era outro, muito diferente do atual, entenderam? Outro jogador que é uma promessa deles é o meia Zezinho, porém esse está na seleção sub-17, não enfrenta o Figueira. Quando vi esse Zezinho(isso não é nome de jogador!) gostei, meia leve, exagera nas firulas mas que tem potencial para ser muito mais efetivo para o time.


No blog futebol Mané o Lucas escreveu sobre a sua viajem até Caxias do Sul onde foi ver o Figueira perder por 2 a 0 no primeiro turno. Recomendo a leitura(aqui). No post, o Lucas escreveu que lá eles torcem com guarda-chuvas e com cantos em espanhol. E agora vendo os blogs que tratam do Juve(apelido do Juventude) eles escrevem no final dos posts “forza Juve”, isso sem contar com o já conhecido “buenas” do gaúcho, sinceramente não sabia que eles tinham tanta ligação com os Argentinos. Vai entender.


É isso, tem que vencer o Juventude de qualquer maneira, não tem desculpa, somos os favoritos e dentro do Scarpelli ainda não perdemos sobre o comando de Márcio Araújo. A partida contra o Fortelaza tem que virar um tropeço e não uma constante. Sexta-feira é lotar o Scarpelli que ainda estamos a dois pontos do G4.

Para saber um pouco mais sobre o Juventude clique AQUI.
Abraço!

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Sugestão para a imprensa local

Com a proximidade do confronto contra o Juventude, resolvi dar uma olhada nos sites esportivos e nos jornais gaúchos. Porém o que me surpreendeu não foi nada sobre o Juventude e sim foi a cobertura da dupla Gre-Nal. Incrível. Lá no site da RBS fui dar uma espiadinha no Zero Hora, fiquei espantado com a quantidade e qualidade do conteúdo. Tem séries especiais como a do Gre-Nal, e a história dos dois times. A história não é um texto longo, e sim inúmeros vídeos, reportagens e entrevistas. Muito bom mesmo, nunca vi algo parecido. Está incluído lá séries sobre os maiores times da história dos clubes e matérias especiais sobre as grandes conquistas deles.
Gostei de ver o espaço que eles cedem para os times da terra deles.
Como todo essa boa cobertura foi feita pela RBS acredito que eles posam fazer algo parecido com os nossos times, fica a sugestão. A nossa imprensa é muito debatida pela torcida, reclamam do jeito que são tratados os nossos times. Fica a sugestão e a dica para dar( olhe aqui!) uma olhada no que é feito lá pela RBS.

Abraço!

As promessas Catarinenses e uma novidade do blog


No campeonato Catarinense diversos jogadores desconhecidos tiveram seus passes valorizados, foram coitados nos clubes da Capital e de outros Estados. Lima e Lenilson são exemplos destes jogadores. Eram meros desconhecidos, e com um bom Estadual acabaram se transferindo para clubes maiores. Lembro que estes dois jogadores foram cogitados no Figueira, boa parte da torcida via com bons olhos uma possível contratação, estes mesmos torcedores consideraram uma falha da diretoria a não contratação de ambos. Cornetagem mesmo.


Lenílson era o Ronaldinho da Baixada, pelo seu cabelo,futebol com firulas e swing. Era visto como um craque e visto também por muitos como um peladeiro, pouco objetivo. Não serviu para os clubes da Capital, se transferiu para o Barueri. Após a sua transferência era comum ouvir frases “Na B não serve, já na A serve?”. Resultado: Mal jogou pelo Barueri, acabou se transferindo para o horrível América do Rio Grande do Norte. Será que a diretoria realmente errou em não contratá-lo?

O caso de Lima é pior. O atacante pesado e matador do Jec acabou se transferindo para o Bahia, lá viu seu time viver uma fase horrível, foi reserva na maior parte do campeonato, marcou poucos gols e perdeu gols feitos. Foi muito mal mesmo. Voltou para o Jec onde logo na estréia marcou diversos gols (veja aqui). E agora, será que algum torcedor – que como eu – que ainda sente falta da contratação do atacante?

Outros vários jogadores que foram destaques aqui no Catarinense saíram para clubes menores como o América como foi a caso do lateral Thony e do volante Ricardo Oliveira. Isso tudo mostra que é preciso ter um pé atrás quando se trata de jogadores que foram destaques no Catarinense. É claro, existem as exceções, Não estou dizendo aqui que ninguém de SC serve, apenas para ter uma desconfiança.
Novidade do blog: A caixa de comentários agora abre como um pop-up. Ou seja, uma janela, muito mais fácil para poder deixar o teu comentário. Aproveite e já deixe o seu recado! Quem me ensinou a facilitar com o pop-up foi o ixtepô do Gerson Santos, lá do Avaixonados.
Abraço!

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Sobre os "Estrangeiros"

O Joel mandou um e-mail para os blogs Alvinegros comentando sobre a falta de cobertura dos times de SC fora da Capital e suas cidades. O e-mail pode ser lido em vários blogs como no Gigante Alvinegro e no Paixão Alvinegra. O assunto é muito pertinente e acaba encaixando com um outro que adoro debater. Abaixo vou comentar um pouquinho sobre o número de torcedores “estrangeiros” no Estado.



Moro no interior do estado há algum tempo, no Sul. Quando sai de Floripa logo pensei “putz, lá no sul vou ser massacrado pelo pessoal do Criciúma” Isso porquê eu acreditava que no sul quem mandava era o Tigre, no norte o JEC como na Capital é o Figueira. Estava errado. Quando cheguei, achei super estranho o fato de não conhecer nenhum torcedor de times de SC. Na minha sala de aula por exemplo, não existe um único torcedor de algum time de SC, além do blogueiro aqui. Conheço aqui no Sul torcedores dos mais diversos times, tem até torcedor do Atlético Mineiro(!), e ele não é de BH e muito menos de MG! E sim de Caçador, município do oeste catarinense. Quem domina é a torcida do Vasco, nunca vi tanto catarinense se achando carioca. Ridículo.



Sou um cara muito bairrista, valorizo o que é da minha terra, por isso torço por um time do meu estado, valorizo mais um Avaiano que um torcedor um time de “fora”. Alem do amor pelo estado creio que a imprensa também tem seu papel. No Rio Grande do Sul por exemplo(que deve ter o povo mais bairrista do Brasil) eles não dão trela para times do eixo, a própria imprensa é conhecida por ser muito bairrista, isso por um lado é bom, ou tu leitor conheces algum gaúcho corinthiano? Nossa imprensa precisa incentivar mais os times do estado no interior, seja com transmissões, ou com o próprio jornal de circulação estadual. Valorizar o nosso produto, as nossas tradições futeboliticas.



Creio que o principal fator da falta de torcida para os nossos clubes seja a pouco expressão que tínhamos em nível nacional. Nossos times há pouco tempo atrás eram meros times estaduais, as conquistas rondavam títulos de Estadual, Copa SC etc. Porém hoje isso está bem diferente. O Criciúma já venceu algumas divisões do futebol nacional, já jogou na série A, o Figueira é o principal representante a nível nacional, ficou sete anos na série A muito bem, até o co-irmão já conseguiu um espacinho. A desculpa principal para não torcer para times do estado a cada ano que passa vai ficando cada vez mais boba. Vamos torcer para times do nosso estado!




Já sofri muitas gozações pelo fato de torcer por um clube de SC, fico fora das rodas de conversas sobre futebol mas eu assim como muitos Alvinegros tenho uma coisa que eles nunca irão ter que é a identificação. Posso bater no peito e dizer que sou da cidade do meu time, que conheço o estádio e a história do meu time, e eles ridicularmente nunca foram sequer à cidade do time deles. Bobos.

Abraço!

Essa vai para os Avaianos


segunda-feira, 12 de outubro de 2009

domingo, 11 de outubro de 2009

Menos, bem menos...


Logo após o fim da partida me agilizei e fui dar uma espiadinha na Finet. O que estranhei foi a revolta de alguns e-mails, não é só na Finet, andei pelos blogs Alvinegros e fui lendo os comentários, a maioria deles super exaltados. Por que achei estranho? Tudo bem que não jogamos nada hoje, fizemos uma partida digna dos momentos de Roberto Fernandes no Figueira, mas também não é para se revoltar tanto. Vale lembrar também os desafios que o Figueira enfrentou em Fortaleza, como o gramado grande e ruim além do forte calor( leia aqui) Vínhamos de uma série de quatro vitórias consecutivas e uma série de ótimas partidas. Ainda estamos lutando pelo G4, estamos a dois pontos do Atlético Goianiense, diferença que dá para ser ultrapassada. A partida de hoje foi um pequeno percalço, um tropeço, ainda temos um bom time que sabe jogar um belo futebol. Vamos subir.


Wilson não se livrou das criticas. Muitos torcedores estão creditando parte da derrota para o conta do pobre Wilson. Wilson falhou? Sim, mas quantas vezes ele nos salvou? Além de um enorme crédito Wilson também nos livrou de uma goleada. A derrota foi tão dolorida para alguns torcedores que sobrou até para o treinador de goleiros – e ex-jogador do Figueira – Peçanha. Menos gente, menos.