sábado, 22 de agosto de 2009

Não é solução

Jean Coral foi contratado pelo Figueira. Bom nome. Não é solução para nossos problemas, vem pra somar. Soma bastante. Ainda precisamos de um atacante de área, espero que a diretoria ainda esteja atrás deste atacante. Ricardinho saiu, é uma boa tentativa. Ricardinho não deu caldo. Acredito que Coral pode render. Boa contratação. Mas ainda precisamos de um homem de área.

Abraço!

Bela camisa


Muito bonita a nova camisa do Palmeiras. Faz alusão a camisa do antigo Palestra. Uma camisa que regata a antiga tradição do clube. Acho que seria legal um dia poder vermos o Figueirense com uma camisa lembrando grandes times de nossa história, como o time de 72. O que acham?
Abraço!

Alguns tópicos

  • Estamos jogando um grupo bom na série B para o lixo. Temos time para fazer muito mais. Existem carências? Sim existem, o líder da série B tem Leandro Carvalho de volante.
  • Roberto Fernandes não tem mais condições, ontem ele até não teve "tanta" culpa. O problema é o seu longo repértório de erros.
  • A diretoria terá que tomar alguma providência. Isso passa, no meu entendimento pela troca de treinador.
  • Apesar de termos carências no time e muitos desfalques, poderíamos ter ganho com um pouco mais de organização.
  • Como Ney Pacheco já citou no sue blog, o time toma gol e se desestabiliza completamente. Se perde em campo.
  • E a síndrome de 2006? Toda vez que o time chega do G4 perdemos, a diferença é que em 2006 estávamos na primeira divisão.
  • Apesar do momento a torcida tem que mudar seu comportamento. Times do Nordeste como o Santa Cruz, que é o time que mais sofreu ultimamente ainda leva mais de 40 mil torcedores num Estádio.
  • Com uma possível demissão de Roberto Fernandes (o que acho difícil) quem devemos trazer? Quais são os bons treinadores do mercado?
  • Como está difícil encontrar um companheiro para o Rafael Coelho! Paulo Sérgio, Schwenck, Clodoaldo, Marcelo e Douglas já passaram por ali e não se firmaram. Douglas ontem que não foi nada bem.

Abraço!

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Derrota em casa

Hoje tivemos dois times com duas propostas diferentes. O Figueirense por jogar em casa fazia pressão, tentava partir pra cima do adversário. O São Caetano por sua vez jogava como um típico time que joga fora de seus domínios, marcando forte e saindo nos contra-ataques. O São Caetano exerceu muito bem sua função em campo, jogou nos erros do Figueirense, marcou forte fez seu gol no contra-ataque e um gol no fim da partida. Já o Figueira além de encarar um adversário forte, tropeçou em seus próprios erros. Errou muitos passes, parecia uma equipe nervosa em campo. Não teve muitas grandes oportunidades de gol, quando teve, não aproveitou e, ou esbarrou no bom goleiro Luiz. Ao fim do jogo vimos protestos contra Roberto Fernandes e claro, contra a diretoria.

O Figueirense nome por nome tem muito mais time que o São Caetano. Já o São Caetano possui um time bem montado, bem entrosado e com um estratégia definida. Washigton fez se gol numa bola alçada na área, na jogada que seria o forte do São Caetano no segundo tempo.

Roberto Fernandes não teve culpa na escalação inicial, era um time “normal”, não tinha improvisações e grandes invenções, no campo o time não mostrou isso. Um time desorganizado, que tentava o gol muitas vezes de forma desordenada, principalmente no segundo tempo após o gol do Azulão.

Agora é levantar a cabeça novamente e tentar melhorar, isso já está virando rotina, a cada derrota em casa a cada má atuação. O time tem que acabar com a síndrome do medo de ser feliz, ou seja, perder quando se está próximo ao G4, todo vez que se aproxima consegue dar um jeito e desapontar a torcida.

Comentarei mais sobre a derrota Alvinegra. Aguardem,

Abraço!

Filipe Luis

O Décio Lopes em seu blog publicou um post falando um pouco mais do Filipe Luis. Tem também um vídeo de uma entrevista. Vale a pena dar uma olhadinha. Clique aqui.

O que acho mais interessante é a falta de conhecimento da maioria dos Brasileiros. Quem manda não observar o Figueira e o campeonato Espanhol...

Abraço!

Confio em Ti, Dalton

Muitos torcedores do Figueirense ainda mantém o “pé atrás” quando se fala no goleiro Dalton. De fato, ele já foi um goleiro inseguro, 2007 teve uma inicio de temporada horrível, chegou a ser substituído numa partida que o Figueira venceu o Joinville por 5 a 2. Esse tempo já passou. Hoje Dalton é um goleiro muito melhor que aquele, não é um goleiro que passa uma segurança absoluta, como Wilson, mas quando precisou entrar neste ano, não decepcionou. Jogou três partidas, contra Criciúma pelo Estadual, contra o Internacional num amistoso e numa partida da série B que não me recordo com clareza. Confio no Dalton, espero que a torcida o incentive desde o aquecimento. Confiança sempre é muito bom.

Abraço!

Todo cuidado é pouco


A recuperação do São Caetano no campeonato passa principalmente pela entrada de António Carlos na área técnica. Porém, dentro das quatro linhas é Washington que está fazendo a diferença, já marcou seis gols, dois na última partida. Ele é do estilo atacante matador, um atacante pesado que fica na área esperando sua chance. Então, todo cuidado é pouco com o matador do time do Azulão.
Abraço!

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Chegou chegando

O volante Bóvio foi apresentado pelo Figueira. Já deixei bem explicito no blog minha opinião inicial sobre o jogador(sim, mudei de opinião). Inicialmente não gostei da contratação. Não era uma posição tão carente para a necessidade de reforços. Porém, vendo as atuações de Alê e do já afastado Luciano Totó, é bem provável que Bóvio seja muito útil. Bóvio é um volante pegador, não é um jogador de toque refinado, não é um jogador para fazer, por exemplo uma saída de bola qualificada. É um volante que possui um belo chute de longa distancia, e uma raça impressionante.

Quando Bóvio foi apresentado me mostrei insatisfeito com sua contratação. Acho que nós Alvinegros estamos sendo muito rigorosos em nossas avaliações. O que é normal, tendo em vista que nos últimos sete anos disputamos a elite, nos acostumamos. Muitas vezes não vemos que um volante da qualidade do Bóvio é raro na série B. Posso dizer que mudei minha opinião sobre o jogador. Qual outro time que possui um jogador do nível dele? Poucos. Agora faltam outros jogadores, como um lateral, que Baré já declarou que é a prioridade de contratação no momento.

Abraço!

Vai pra cima deles, Galo!

Aposto minha fichas no Desinteria.

Abraço!

Já está virando rotina

André Santos e Filipi novamente estão figurando entre os convocados pelo técnico Dunga da seleção Brasileira. O que a tempos atrás era uma situação inédita já está se tornando rotina! Alvinegros na seleção! Agora vou dar uma torcidinha para o Filipi também poder ter sua chance no time titular.

Ainda aposto que pelo menos um entre Lucas e Coelho ainda vão parar na seleção. Podem anotar.

Abraço!

Avaianos a caminho de BH

Parece que são mais de 3 mil...

Abraço!

A volta de Schwenck


Como já foi informado pelos blogs e pela imprensa, o atacante Schwenck já está de volta aos trabalhos físicos e deve ficar a disposição do técnico Roberto Fernandes rapidamente. Ele que havia ficado muito tempo no DM, sua estádia por lá foi uma verdadeira “novela”, não sabíamos realmente qual seria o seu prazo de volta.

Schwenck é o típico atacante que perde cinco gols para marcar um. É limitado. Demonstra muita vontade, o que ás vezes não é suficiente para a torcida lhe poupar das criticas. Ele hoje, é o único atacante com as características de área. Douglas e Paulo Sérgio são atacantes de movimentação, e Coelho tem que partir com a bola dominada. Ser o único com suas características pode ser o seu único trunfo para tentar arranjar uma vaga no time. Não gosto de pensar no Schwenck como titular, prefiro imaginar ele como um reserva de luxo, para entrar num segundo tempo e mudar um pouco as características ofensivas do time, numa partida complicada, onde uma bola alçada na área pode ser a saída. Schwenck não tem bola para ser titular, prefiro continuar apostando em Douglas. Schwenck só poderá ser considerado titular se acontecer com ele a mesma coisa que aconteceu com Carlinhos, que é voltar melhor técnicamente após uma contusão. Acho difícil... De qualquer forma temos que apoiar o atacante que sempre honrrou a camisa Alvinegra.

Abraço!

Anderson Pico


Anderson Pico está mesmo de saída. Deve retornar ao Grêmio. Ou até mesmo negociar com algum outro clube. Acho que foi uma das decepções deste ano. Chegou muito acima do peso, mas de qualidade técnica inegável. Não conseguiu retornar a boa forma física, a culpa seria de uma possível retenção de líquidos. Ao lado de Pedrinho e Rômulo acredito que foram jogadores que não renderam o que se esperava. Rômulo chegou do Flamengo após uma grave contusão, porém havia feito uma ótima temporada em 2007. Pedrinho não é preciso comentar.

Anderson Pico fez uma boa temporada no ano passado, se destacou por seus chutes muito potentes. Neste ano jogou sempre que jogou entrou com muita raça, não foi sempre que foi bem técnicamente, porém na sua última partida contra o Juventude foi muito bem.

Abraço!

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Ele conseguiu!


O ex-técnico Alvinegro Alexandre Gallo conseguiu sua primeira com o Santo André. Venceu fora de casa o Botafogo. Desde que ele assumiu a equipe do ABC vinha caindo pelas tabelas. Era esperado, demitir um bom treinador como o Sérgio Guedes e trazer para seu lugar Gallo, não há surpresas. Alexandre Gallo teve um inicio de carreira muito promissora, treinava a Portuguesa, vinha muito bem. Teve escolhas erradas, como abandonar clubes para ganhar mais. Veio ao Figueirense cercado de expectativa. Teve um bom inicio. 2007 foi o ano “bom” dele pelo Figueirense. Chegou 2008, ele montou um time que venceu o Catarinense, mas com um time cheio de falhas crônicas. Quem não lembra do terror que era a bola aérea para a zaga do Figuerense? Fora suas manias e teimosias. Saiu na segunda rodada do Brasileiro de 2008. Deixou como legada o time rebaixado do Figueirense. César Prates e Elton já devem estar na “mira” do Santo André...

Abraço!

Coluna do Fábio Machado

Coluna do Fábio Machado, jornal São José em foco e Biguaçu em foco.


ETAPAS
Quando o Figueirense contratou o meia Jeovânio, escrevi aqui na coluna, que o clube não poderia se precipitar na escalação do atleta. Afinal, Jeovânio estava parado aproximadamente por dois meses. E sua escalação queimaria uma importante etapa no recondicionamento do jogador. Não deu outra. Mas dessa vez, a culpa não é do treinador, pois o torcedor queria ver o antigo ídolo em campo.
Deu nisso!



Fábio Machado aponta novamente para um problema crônico de Roberto Fernandes, sua falta de convicção. Roberto Fernandes já demonstrou que não é um técnico que possui certezas. A estréia de Jeovânio e o episódio Peroni reforçam o que digo. Roberto Fernandes cede as pressões. O torcedor queria sim ver Jeovânio em campo, é um direiro seu, porém contra o América Jeovânio ficou no banco, não entrou, e contra o Bragantino três dias depois foi titular. O que mudou em três dias? Com a resposta, Roberto Fernandes.

obs: O trecho da coluna vai ser publicado amanhã. Divulgação autorizada.

Abraço!

Fininho


Ontem conversando com um amigo que torce para o Sport, fiquei sabendo que o Fininho lateral que atuou por aqui em 2006 foi contratado pelo time Pernambucano. Fininho veio em 2006, logo na estréia marcou seu gol, interessante é que ele passou pouco tempo por aqui, acho que não chegou a 20 partidas. Fininho foi "ressuscitado" pelo Figueirense, pois ele veio de uma passagem bem apagada pelo Corinthians. Depois que Fininho saiu naquele ano contratamos um lateral que não foi muito bem então Edson passou a jogar pela lateral constantemente.
Boa sorte Fininho!
Abraço!

Verdade no futebol dura pouco


A frase é conhecida, é uma expressão que define bem as declarações de dirigentes. Todos nós conhecemos aquele papo de "O treinador está prestigiado, ele fica!" e logo depois o treinador é demitido.
Por aqui, infelizmente não é diferente. Os dirigentes do Figueira negam propostas por Rafael Coelho, seu empresário também não. Mas o site que gerência parte dos direitos federativos cita que ele tem propostas. Seu preço? 12 Milhões, mas pode sair por míseros 4 milhões! E não para por ai, Lucas também pode sair. É uma hipótese que assusta o torcedor, causa calafrios.Os dois principias jogadores fora. Róger passou por negociação parecida. Negaram sua saída e saiu, como bem lembrou o blog Nosso Figueira.
Lembro que na época da saída do Róger fiz um post com o titulo "em quem acreditar", pois a imprensa dava como certo as negociações de Róger, e a diretoria negava tudo. Hoje ainda estou com a mesma pergunta em mente, em quem acreditar? Na imprensa que diz que há negociações e no site da Energy Sports, ou nos nossos dirigentes?
Abraço!

Sai bruxa!

Jeovânio, Wilson e Talhetti são as baixas do Figueira. Vão fazer falta. Dois são titulares, um era boa opção para o segundo tempo. Jeovânio e Wilson tiveram um estiramento, vão desfalcar o time por dez dias, longos dez dias. Talhettti teve que ser operado. Nada de ligamentos, menisco, etc. Operou o apêndice.

Os três vão fazer muita falta. Jeovânio estava entrando no time, se preparando fisicamente e se entrosando com a equipe. Wilson não é preciso comentar. Confio em Dalton, o goleirão gigante já fez boas partidas neste ano. E Talhetti é a nossa jóia. Jogador que entrou contra o Duque de Caxias e marcou seu gol. Poderia, até quem sabe ser mais utilizado por Roberto Fernandes. Uma pena. Sai bruxa!

Abraço!

De cabeça pra baixo

Essa segundona não para de me surpreender. Ontem o Atletico Goianiense perdeu para o cambaleado Bahia. E o mais surpreendente, a Campinense vem somando pontos! Acreditem ou não. Ontem empatou com a Portuguesa em casa.

É por esses resultados como os de ontem que não podemos desistir da briga pelo G4, muitos torcedores andam cabisbaixos, mas com esses resultados não há um favoritismo. Gente, a Campinense somou oito pontos nos cinco últimos jogos!

Abraço!

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Mais uma teoria Avaiana

A piada não é do dia. É de segunda-feira. Um blog Avaiano elogiou o jornalista Fábio Machado por não “encobrir” fatos no episódio das pichações nos muros do Scarpelli. Segundo o blog Avaiano o comentarista da RBS Roberto Alves teria posto “panos quentes” neste assunto. O jornalista teria que “agradar” a terceiros, sendo este os interesses da emissora. O blog também aproveita o assunto e reclama de um tratamento diferente por parte da imprensa se tratando do Figueirense, estariam “agradando” alguém, “protegendo” o Figueirense.

Após o episódio do Twitter do Guga não pudia deixar de aproveitar para postar sobre mais uma teoria intergaláctica formulado pelos Avaianos. Pára, né Ô!

Abraço!

Nos traz boas lembranças


A copa Santa Catarina está de volta, como bem informou o blog Gigante Alvinegro. E com ele nos vêm boas lembranças á cabeça. A conquista de 90 foi um titulo que não pode ser esquecido. Foi um titulo que para os níveis futebolísticos não foi uma grande conquista. Porém a época vivida não era das melhores. Uma pena que um torneio que poderia ser um bom e disputado torneio é apenas um campeonato para times reservas. Recomendo a leitura do ótimo blog História da torcida. Confiram o post sobre a copa SC de 90.

Neste ano voltaremos a disputar essa copa. Os principais times do Estado também. Com times reservas ou de juniores. O Figueirense deve disputar com seu time reserva. Temos muito jogadores que não estão entrando em campo frequentemente. Poderemos ter um panorama de quem pode ter chances na titularidade do time principal. Jairo poderá mostrar que pode ser útil, jogadores que retornaram de Portugal poderão pegar ritmo de jogo. Enfim, vai ser um bom torneio para testar as diversas opções de nosso elenco.
Abraço!

Torcida

Mais uma bela iniciativa da galera do orkut. Esse pessoal já organizou muitas coisas legais, como por exemplo o foguetório. A nova empreitada é a viabilização da construção do maior bandeirão de Santa Catarina. Estão fazendo uma rifa. Vale a pena conferir. O blog do Tainha comenta com propriedade sobre o assunto.

O fato é que, após o fatídico rebaixamento de 2008 parte da torcida tenta mudar o Scarpelli. Já tivemos inúmeras campanhas de melhorias, como arrecadamento de dinheiro para a compra de papel higiênico e um foguetório empolgante na entrada do time. Quem foi ao Scarpelli em 2008 e 2009 já senti uma diferença. Não que a torcida esteja lotando e apoiando, mas melhorias no comportamento estão sendo vistas. O extinto sinalizador foi uma boa tentativa de deixar o Scarpelli um local mais festivo, não deu certo. Porém tentativas estão sendo feitas. O apoio ao time melhora timidamente, mas melhora. O bandeirão é mais um bela tentativa de tentar fazer o Scarpelli reviver seus anos de empolgação como a arrancada de 2002 quando tivemos o nosso estádio eleito o caldeirão do Brasil.

Abraço!

Vai Maxi, Vai!

Vocês leitores do blog podem estar se perguntando, “por que ele quer que o Grêmio venda o Maxi López?” Não, não é a nossa rivalidade, não estou torcendo contra os Gaúchos. Apenas estou torcendo pela venda do Maxi López para o Werder Bremen por um simples motivo. O Werder tem interesse no Rafael Coelho. Tendo em vista que as características de Maxi López são parecidas com a de Coelho, se pode presumir que com a ida do Argentino o nosso Coelho ficaria. Segundo o site INfoesporte, Rafael Coelho tem proposta de dois grandes clubes Europeus. O Werder Bremen um clube de expressão na Alemanha e o PSV, atualmente o principal clube Holandês.

Thiago D’Ivanenko nega tudo, diz que nenhuma proposta chegou ao Figueirense. Que é apenas especulação. Tomara. O fato é que o futebol Brasileiro é uma feira para os clubes Europeus se reforçarem. Abre a janela e os times se desfiguram, alguns times precisam montar dois times diferentes num mesmo ano, um belo exemplo é o Corinthians, que no primeiro semestre é um time diferente do segundo, perdeu três peças importantes num esquema, não é um processo rápido essa readequação. Já perdemos Roger, conseguimos repor a altura. Se Coelho sair, acho difícil conseguir uma reposição á altura. Espero que a diretoria se esforce para tentar manter o nosso artilheiro que equivale a 50% de nosso time. Vou torcer para que consigamos segurar nosso principal jogador.

Abraço!

O reforço ideal


Creio que a principal carência do Figueirense atualmente seja a falta de um meia armador, para jogar ao lado de Fernandes. Netinho é esse jogador. Além de ser um meia armador dos bons ele tem outra qualidade que faz muita falta ao Figueirense. Batedor de faltas. Netinho é um bom batedor de faltas. E hoje com o equilíbrio existente no futebol Brasileiro qualquer detalhe pode mudar uma partida. Alguém lembra qual foi o último gol de falta do Figueirense? Essa é uma pergunta que ronda a cabeça do torcedor Alvinegro. Pedrinho era antes de sua saída o nosso batedor oficial. Não conseguiu fazer seu gol. Schwenck também bateu suas faltas. Botou uma bola na trave. E mais anteriormente tínhamos Wellington. Sem comentários pra esse. Esse problema não é novo, em 2008 também sofremos com a falta de um grande batedor de faltas. Cleiton Xavier não se aproximava do que era um Chicão a dois anos atrás. Talvez o zagueiro tenha sido o último grande batedor de faltas que passou por aqui. Hoje Rafael Coelho está tentando bater suas faltas. Ele bate no estilo "pancada". Está claro que bate pela falta de um batedor, e como ele é o artilheiro, não custa nada testar. Vou torcer muito pela vinda do Netinho. Espero que ele seja o nosso meia armador e também nos faça esquecer de Chicão.
Abraço!

Paulo Sérgio


Após a partida de sábado muito está se está sendo comentado sobre a atuação de Paulo Sérgio. O atacante teve uma boa movimentação mas nas chances que teve de marcar foi muito mau. E por isso muitos estão "cornetando" o garoto. Os mais exaltados pedem a saída do atacante do Figueirense.

O fato é que o atacante jogou apenas uma partida por completo. Ou seja, ainda não teve muitas oportunidades. Acredito que temos que ter um pouco de mais calma com o atacante. No Flamengo era tratado como promessa. Porém no profissional não rendeu o esperado.

Paulo Sergio é um atleta da Brazil Soccer, no site da empresa Paulo aparece como o segundo atacante. E como tal ele deveria ser o "matador" o atacante de área. Porém ele ainda não tem um preparo físico pra trombar com zagueiros. Prefiro ele solto como na partida de sábado. Perdeu seus gols, tem apenas 20 anos e pode melhorar este quesito, sempre lembrando que Rafael Coelho já foi muito criticado por perder gols. Vamos analisar com calma o Paulo Sergio.

Abraço!

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Deu pra ti, Alê!


Vocês leitores do blog já sabem o que acho de Bóvio. Sabem que não gosto desse jogador. Ele vai ter que me "convencer" que pode ser útil ao Figueirense. Mas de uma coisa ele nos "salva". Com a chegada dele as chances de ver Alê no time reduzem drasticamente, Bóvio é mais raludo que Alê, se entrega ao time. E viva o Bóvio! Mesmo que com ressalvas...
Abraço!

Bóvio é nome


Ricardo Bóvio é o novo contratado. Fiquei bem decepcionado. Esperava um bom nome. Não gosto desse jogador, volante do estilo brucutú com uma falha que é ser muito violento.
Acho que o Figueirense não precisava de mais um volante. Já temos Jeovânio e Carlinhos para fazer a função de dar proteção a zaga. E Bóvio como segundo volante não combina muito. Eu esperava o Netinho...
Abraço!

Lucas e Fernandes na seleção da rodada

Os dois foram escolhidos pelo site futebol Interior para figurarem na seleção da rodada. Confira abaixo como o site esportivo definiu as atuações de Lucas e Fernandes.

Lucas (Figueirense) - Na função de ala, Lucas foi impecável no jogo contra o Duque de Caxias. No primeiro gol foi dele o chute que o goleiro rebateu. No segundo, Lucas serviu Fernandes que marcou novamente. Estava sendo um dos melhores em campo quando foi substituído, mas foi muito importante para a vitória do Figueira.

Meia: Fernandes (Figueirense) - Precisou somente de 23 minutos para praticamente selar a recuperação do Figueira. Fernandes foi o melhor em campo com dois importantes gols, mas correu muito e se dedicou de corpo em alma na partida diante do Duque de Caxias, em que o time catarinense saiu com mais três pontos ao vencer, por 3 a 2.

Muito legal ver a imprensa "de fora" se referindo bem aos nossos jogadores. Existem jornalistas na Capital do Estado que preferem lembrar os gols perdidos por Lucas do que falar de sua ótima atuação. É o jovem e o experiente em pró do Figueirense.

Abraço!

São caetano


O próximo adversário do Figueirense, o São Caetano, vem embalado por uma sequência de 5 vitórias consecutivas. O Azulão vem se recuperando. Fez um inicio de campeonato muito ruim, segurou a lanterna, estava pior que a piada Campinense. Chegou Antonio Carlos para comandar, e o time se reergueu. No ataque perdeu Luan, grande atacante, foi jogar no exterior porém ganhou Washington, atacante que não para de marcar gols importantes. O elenco não é dos mais fortes, tem um lateral conhecido, Everton Ribeiro, bom jogador que já jogou no Corinthians e outros jogadores emprestados pelos grandes clubes de São Paulo como o volante Adriano ex Santos.

Vai ser um jogo muito complicado. Aposto minhas fichas que no segundo turno esse São Caetano ainda vai figurar lá nas “cabeças”. Portanto, todo cuidado é pouco. Torcedor, o time precisa que você esteja do lado dele, e não contra ele.

Abraço!

domingo, 16 de agosto de 2009

Avaliação do time por um todo

Nos últimos dias muito está se comentando sobre o treinador e sobre a qualidade do elenco. Fora, é claro, culpar a diretoria de tudo. Então, vou analisar abaixo todas as posições do Figueirense.

Gol – Temos um grande goleiro que é o Wilson. Ídolo. Precisa melhorar a reposição de bola. Na reserva temos Dalton, alguns ainda torcem o nariz pra ele, mas é um bom goleiro. Nas últimas vezes que entrou foi bem.

Zaga – Tínhamos no ano passado e no início deste sérios problemas na zaga e no sistema defensivo como um todo. Hoje esse problema não existe mais. Toninho é um zagueiro esforçado que tem muita liderança no grupo, em campo não compromete. É importante. Temos Edson que chegou a pouco tempo, vinha sendo utilizado fora de posição, assim ele acabava se queimando com a torcida. Na sua posição de origem vai bem. Temos ainda Régis que num esquema de três zagueiros vai bem. E Roger Carvalho que é um reserva melhor que Peroni.

Laterais – Egídio apesar da boa atuação o sábado não pega. Ele ainda não me convenceu. Vou esperar suas próximas atuações. Com a possível saída de Anderson Pico, Massari deverá ter mais oportunidades. Confio no garoto. Já no outro lado, precisamos de um lateral reserva. Lucas é mais um ala, ou ponta.

Volantes – Outra posição carente durante o Estadual. Hoje não é mais. Jeovânio está entrando devagarinho no time. Paulinho ainda tem que provar que pode ser bem útil. Teve apenas atualções regulares. Porém, tem potencial. Carlinhos voltou melhor depois de sua lesão, é muito útil ao time. Michel Schmoller merece um empréstimo, aqui ainda não foi bem.

Meia – Essa talvez seja a posição que ainda precisamos de um jogador. Precisamos de um armador de jogadas. A diretoria está procurando este jogador, que inclusive pode ser o Netinho. Netinho é um bom meia, tendo ainda uma boa cobrança de falta, essa que está fazendo falta pelos lados do Scarpelli. Vinicius Pacheco é um bom meia, porém não é o armador do time, está mais pra um meia-atacante.

Ataque – Falta um companheiro para Coelho. Nenhum atacante ainda mostrou que pode ser o companheiro do homem – gol. Schwenck e Clodoaldo já passaram e estão contundidos. Paulo Sérgio perdeu um caminhão de gols na última partida. Precisamos esperar e ver se Douglas pode ser o companheiro. O ideal seria ter outro atacante que também soubesse marcar seus gols.

Técnico – Não vou me alongar muito para Roberto Fernandes. Não acho que ele seja o técnico que nos levará para a série A.

Conclusões – Temos um bom elenco. A diretoria agiu bem e após o Catarinense conseguiu montar um bom time. Velhas deficiências foram preenchidas. Como as laterais(não por completo) e o sistema defensivo como um todo. Precisamos de um lateral direito, um meia de ligação e um atacante. A diretoria já está em busca de jogadores para todas estas posições. Rafael Moura para o ataque, Netinho para o meio e Ricardo Xavier foi procurado para assumir a lateral. Nos resta cruzar os dedos e torcer para que Netinho e He-man venham!

Abraço!

A força da base!

Todos já sabem da importância da base no atual time do Figueirense. A partida de ontem deixou isso bem claro. O time com a falta do prata da casa Rafael Coelho foi outro. Perdemos inúmeros gols. Se ele tivesse aquele numero de chances teria feito no mínino três gols. Paulo Sérgio parece se apavorar na frente do goleiro. Perdeu inúmeras chances. Lucas também perdeu, mostrou que a finalização não é seu forte. Nada que treinamentos não corrijam.

O fato é que o Figueirense depende muito da base. Hoje temos apenas dois jogadores no time titular, mas sem eles o time é outro. Ontem sem apenas Rafael Coelho já sentimos muita falta, imagina sem os dois. Lucas é quem arma as principais jogadas ofensivas do Figueirense. Talvez ele seja uma boa herança de Pintado, que sempre dizia que apostava muito no garoto.

Lucas quando estreiou pelo Figueirense não foi muito bem pois foi escalado de lateral. Posição onde ele tem que marcar, não é a sua. Lucas tem que jogar com bastante liberdade, sempre fechando pelo meio. Rafael Coelho na época de Pintado não decolou. Marcava seus gols mas não era tão importante quanto hoje. Com a chegada de Roberto Fernandes Rafael Coelho se tornou "O cara" do Figueira. Coelho era muito brigador como sempre foi, porém oscilava demais. Criava chances de verdadeiros craques e no mesmo jogo errava lances infantis. Hoje ele está muito mais maduro. Me lembro uma vez que Pintado disse que Coelho tinha que correr "certo". Ou seja, que tinha que saber usar sua velocidade e raça. Rafael Coelho dividia opiniões, alguns adoravam outros odiavam. Hoje não divide mais. É consenso geral que ele é imprescindível para o Figueira.

Em outros tempo tínhamos times com muito mais jogadores da base. O time da copa do Brasil de 2007 era recheado desses jovens valores. Porém hoje a dependência destes dois jogadores é monstruosa. Em 2007 nosso time tinha também jogadores já rodados como Cleiton Xavier e Victor Simões que eram os "figurões". Hoje temos apenas Fernandes e Wilson. Jeovânio ainda está entrando no time.

Anotem o que vou escrever agora: Se Rafael Coelho e Lucas aproveitarem o seus respectivos potenciais, ou seja, se transferirem no momento certo para grandes clubes pelo menos um deles ainda vai parar na seleção. SÃO CRAQUES ESTES DOIS GAROTOS.

Abraço!