domingo, 16 de agosto de 2009

A força da base!

Todos já sabem da importância da base no atual time do Figueirense. A partida de ontem deixou isso bem claro. O time com a falta do prata da casa Rafael Coelho foi outro. Perdemos inúmeros gols. Se ele tivesse aquele numero de chances teria feito no mínino três gols. Paulo Sérgio parece se apavorar na frente do goleiro. Perdeu inúmeras chances. Lucas também perdeu, mostrou que a finalização não é seu forte. Nada que treinamentos não corrijam.

O fato é que o Figueirense depende muito da base. Hoje temos apenas dois jogadores no time titular, mas sem eles o time é outro. Ontem sem apenas Rafael Coelho já sentimos muita falta, imagina sem os dois. Lucas é quem arma as principais jogadas ofensivas do Figueirense. Talvez ele seja uma boa herança de Pintado, que sempre dizia que apostava muito no garoto.

Lucas quando estreiou pelo Figueirense não foi muito bem pois foi escalado de lateral. Posição onde ele tem que marcar, não é a sua. Lucas tem que jogar com bastante liberdade, sempre fechando pelo meio. Rafael Coelho na época de Pintado não decolou. Marcava seus gols mas não era tão importante quanto hoje. Com a chegada de Roberto Fernandes Rafael Coelho se tornou "O cara" do Figueira. Coelho era muito brigador como sempre foi, porém oscilava demais. Criava chances de verdadeiros craques e no mesmo jogo errava lances infantis. Hoje ele está muito mais maduro. Me lembro uma vez que Pintado disse que Coelho tinha que correr "certo". Ou seja, que tinha que saber usar sua velocidade e raça. Rafael Coelho dividia opiniões, alguns adoravam outros odiavam. Hoje não divide mais. É consenso geral que ele é imprescindível para o Figueira.

Em outros tempo tínhamos times com muito mais jogadores da base. O time da copa do Brasil de 2007 era recheado desses jovens valores. Porém hoje a dependência destes dois jogadores é monstruosa. Em 2007 nosso time tinha também jogadores já rodados como Cleiton Xavier e Victor Simões que eram os "figurões". Hoje temos apenas Fernandes e Wilson. Jeovânio ainda está entrando no time.

Anotem o que vou escrever agora: Se Rafael Coelho e Lucas aproveitarem o seus respectivos potenciais, ou seja, se transferirem no momento certo para grandes clubes pelo menos um deles ainda vai parar na seleção. SÃO CRAQUES ESTES DOIS GAROTOS.

Abraço!

Nenhum comentário: