sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Sobre a torcida


Hoje li o blog do Jorge Júnior (bom blogueiro) lá ele comentava sobre a torcida do Fluminense, que ela levou o time a dar a volta por cima, e como bem disse, isso parte do time e vai para a arquibancada. O time é quem contagia a torcida.

Dito isso o blogueiro faz a comparação óbvia entre a torcida do Avaí, no ano de 2008, e a torcida do Figueira neste ano. Comenta também sobre o termo torcida geladeira, ele concorda com isso.

Sou obrigado a discordar em partes com o Jorge. Vou começar com a comparação da avaianada em 2008, e os alvinegros em 2009. Penso que essa comparação é complicada de ser feita por vários aspectos; um deles é o time, o Figueirense de 2009 nunca chegou a ter uma seqüência de vitórias empolgante, quando ameaçou ter isso no inicio da era Márcio Araújo a torcida compareceu e apoiou o time.

O Avaí em 2008 vinha de longos anos de seca, lutando em 2007 para não cair para a terceira divisão, acaba sendo óbvio que qualquer time melhor que os dos anos anteriores levaria a torcida ao estádio em busca de dias melhores. Já o Figueira vinha de um rebaixamento.

O outro ponto é a média de público. Mesmo com um time que não era bom a torcida Alvinegra manteve uma boa média de público, média essa quase a mesma que a do time do sul da ilha no ano passado.

Além do mais, a torcida nos bons momentos do time não foi nada geladeira, a partida contra o Bahia – na nossa melhor fase na série B- nossa torcida não foi nada geladeira, apoiou, cantou, um show.

A torcida está de parabéns, porém pelo apresentado dentro de campo a torcida não deixou nada a desejar.

Abaixo um vídeo da calorosa recepção da torcida na partida contra o Duque de Caxias.





Um forte abraço Alvinegro!

Um comentário:

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

Li o texto naquele blog havaianus e não encontrei uma virgula de comparação???
Acho que a torcida pode influencia em uma partida, mais tanto torcida e time em campo, tem que ter uma identificação ou melhor"uma tesão", ja uns tres anos que o Figueira não tem um time que se identifique com a torcida, acho que o problema esta la dentro no vestiario, por que a hora que o time mostrar confiança em si mesmo e se identificar com a torcida pronto, onde um não quer dois não briga, e a torcida do Figueira tentou de tudo mexer com os jogadores, acompanhei todos os jogos com chuva sem chuva.....