domingo, 6 de setembro de 2009

Cadê o seu futebol, Edson?

Edson não está sendo feliz na sua volta ao Figueirense. O zagueiro que chegou credenciado pela sua boa passagem pela Europa e sendo visto como mais uma opção para a titularidade na zaga, não está bem. Edson teve uma boa passagem por Portugal, foi muito bem no modesto Rio Ave, os Portugueses queriam sua permanência. Ele veio para o Figueirense, inicialmente para manter a forma física, estava a espera de uma boa proposta, ela não chegou, nada seduziu o zagueiro. Quando ele retornou muito se foi comentado - que não estava no patamar financeiro do clube, tinha salário de jogador Europeu - a torcida ficou muito apreensiva, queria saber se Edson ficaria até o fim da temporada, comemorou a permanência. Ou seja, ele chegou muito credenciado, com pompa de jogador Europeu. Em campo não fez por merecer todas as credenciais. Já foi expulso em lances bobos, já foi suspenso por cartão amarelo. Está batendo demais, não é sua característica. Na lateral onde em 2006 e 2007 “quebrava um galho” não foi nada bem, não que em suas passagens anteriores ele tivesse se mostrado um grande lateral, está muito abaixo de sua media. No inicio de sua volta a torcida tinha como desculpa pelas más atuações de Edson o fato dele ser escalado como lateral. Ele voltou para a zaga onde também não foi bem. Sempre muito sonolento. Na última partida contra a Portuguesa isso ficou bem claro.

Edson corre sério risco de virar reserva num time onde os zagueiros não primam pela técnica. Em boa fase Edson é melhor que a maioria de nossos zagueiros, se não todos. E pior, corre o iminente risco da desvalorização de seu futebol. Sejamos razoáveis, nenhum zagueiro reserva na segunda divisão tem um mercado Europeu muito atraente. Sinceramente, não sei o porquê dessa má fase de Edson. Não existem fatores contrários a ele. Não existe grande especulação sobre seu futuro, a torcida não o tem como “cristo”, os treinadores o escalam. Então o que acontece com Edson? Não podemos nem dizer que esqueceu o futebol na sua primeira passagem pelo Figueirense, pois em Portugal foi bem. Falta de confiança? Não acredito. Só estou a espera de ver novamente aquele zagueiro da seleção sub20.

Abraço!

2 comentários:

Anônimo disse...

ao contrário do que alguns blogueiros que se dizem alvinegros [2] acho que Edson vem numa crescente forte.Estava apagado,espero que o dono do blog nao venha a pedir Perone ou Régis ao lugar de Edson

Henrique disse...

muita cachaça dá nisso. Edson não ta ganhando uma jogada e sempre mal posicionado