sábado, 19 de setembro de 2009

Promessa se aventura pela Europa


Pedro Roberto da Silva Botelho, 19 anos, meio-campo. Este é Pedro, promessa das categorias de base do Figueira, vendido ao Arsenal(foto) em 2007 por uma boa quantia, 1, 2 milhões de Euros. O jogador saiu logo após o fim da Copa do Brasil. Pedro na época sequer tinha estreado pela equipe principal do Figueira, foi vendido por uma quantia de Euros considerável. Ele originalmente joga na lateral esquerda, porém também pode atuar como meia. É um lateral bem ofensivo com muita qualidade técnica, tem como ponto fraco a marcação.
Meu interesse surgiu quando o Tainha em 2007 escreveu em seu blog sobre o jogador. Naquela época ele havia sido emprestado pelo Arsenal ao time do Salamanca, clube da segundona Espanhola. Desde lá nunca mais ouvi falar sobre o jogador, resolvi fazer uma breve pesquisa. Pelo que vi em alguns de seus vídeos parece ser um lateral de muita habilidade, em um dos vídeos ele sai da defesa e vai até o ataque driblando mais de quatro adversários.
Como peculiaridade, Pedro não chegou a ficar nem uma temporada no Arsenal. Logo quando chegou em 2007 foi emprestado ao Salamanca(parágrafo anterior), ficou na Espanha por duas temporadas. Voltou ao Arsenal, fez pré-temporada junto com o time Inglês e ... Foi emprestado, novamente para um clube Espanhol, desta vez o Celta de Vigo, clube mais conhecido que o Salamanca, porém que também joga a segunda divisão Espanhola. O clube da Galícia está na décima oitava posição entre 22 clubes, porém Pedro não está numa furada, o certame está apenas na terceira rodada. O contrato de Pedro com o clube Espanhol se encerra no final do ano.
Achei bem legal um garoto do Figueirense estar rodando a Europa sem sequer ter atuado pelo time principal do Figueira, dura realidade do futebol Brasileiro. Pretendo fazer mais posts como esse, contando como estão nossos Alvinegros no exterior. Encontrei dois vídeos de Pedro atuando por clubes Europeus, se tiver curiosidade clique aqui e aqui.
Abraço!

2 comentários:

Saulo disse...

Essa é a realidade dos jogadores jovens do Brasil.

Freya disse...

Na realidade, o Pedro jogou no time principal do Figueirense sim. Mário Sérgio chegou a utilizar ele em algumas partidas, tenho total convicção no que estou falando. Jogou como lateral esquerdo na época em que até Islony chegou a realizar algumas partidas, consegue se lembrar? :D