segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Balanço geral - primeira parte


Quem lê o blog sabe que não sou adepto a posts longos, não tenho esse costume. Após partidas faço várias postagens para comentar sobre o jogo. Vou comentar o ano do Figueira em vários dias, hoje pretendo comentar sobre a atuação da diretoria no fatídico ano de 2009.

O ano começou errado, a diretoria apostou num treinador que não tinha condições de levar o time para a série A, Pintado apesar das três vitórias de 2008 é apenas um motivador.

Com a permanência de Pintado perdemos o estadual, o time não encaixou em nenhum momento, e o campeonato que era para ser um laboratório foi inútil ao longo do ano.

O problema da diretoria também foi apostar em jogadores ruins que nunca renderam nada na carreira, um exemplo claro foi o lateral Wellington. Outro erro em questões de jogador da diretoria foi a liberdade dada aos treinadores para trazerem jogadores, Roberto Fernandes trouxe Luciano Totó, outro que nunca mostrou nada. E no caso de Márcio Araújo o erro da diretoria foi em ser conivente com os problemas dentro do grupo, como afastamento do Edson e do Jeovânio.

O clima nesta reta final não ajudou, Baré teve uma ríspida discussão antes da partida contra o Duque de Caxias, isso não contribui em nada no espírito de decisão que estava sendo criado. Um dirigente com mais vivencia veria isso.

Creio que o principal erro do comando Alvinegro foi a de passar o comando do futebol para dirigentes muito jovens. Em 2008, com Rodrigo Prisco isso também não deu certo, Thiago D’Ivanenko é jovem demais, precisa de alguém com mais experiência para lhe passar bagagem. Como um dirigente de 26 anos vai dar uma dura em um jogador com mais de 32?

A diretoria também erra quando não apresentou grandes promoções de ingressos, em momentos de dificuldade, ou de extrema importância ingressos de menos de 10 reais não caem mal.

Em alguns casos o comando foi bem, apostou em jogadores que poderiam dar retorno, como Pico e Pedrinho, o erro foi o de confiar demais na qualidade desses jogadores, não trazendo em tempo jogadores para entrarem em seus lugares, com qualidade.

Novamente a diretoria não fez um bom ano, a construção do time a prestação foi um erro (essa é do Ney), tivemos diversos times na temporada, o time do inicio da segundona é bem diferente do atual, que são diferentes do time do Estadual. Não tivemos uma base durante todo o ano. A montagem desorganizada do elenco foi um grave erro, durante todo o ano tivemos mais de 15 volantes, ao longo da série B só contávamos com Lucas e Egídio, quando um dos dois não jogava a dor de cabeça era grande. ,

Um forte abraço Alvinegro!





4 comentários:

Edenilson disse...

Como vc faz um bom time?
Primeiro: Saber quais os recursos que vc pode contar, parcerias, patrocinadores, etc.
Segundo: Escolher as pessoas certas para gerenciar o departamento de futebol.
Terceiro: Uma boa Comissão técnica.
Gostaria também que o Dr. Prisco deixasse de lado aquele palavreado administrativo.

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

Um lembrete ai para a galera alvinegra, 2010 começou ontem para nos se quisermos almejar algo em 2010, para inicio um Tecnico que começe o ano e termine, ferias para os jogadores que ficarão par 2010, tipo Wilson, Edson, João Felipe, Fernandes, Clodoaldo, Brun, etc...

Pedro Henrique disse...

REVOLTA
entrei no site da RBS e me deparei com uma matéria que falava dos muros pixados no scarpelli. O que me revolto não foi isso mas comecei a lembra de (eu particularmente) não ter visto em qualquer mídia que fosse, dando incentivo para o Figueira ( exeto a Band FM) mostrando as qualidades nesse time. tb não eh só a RBS que entra nesse rolo não tem tb o DC, que dexei de assinar com nojo, pq só falavam bem do Avaí, parecia até que era o jornal do Avaí. Isso tudo me indigna e proponho a todos os torcedores e aos blogeros que evitem ao maximo essas mídias citadas, gostaria de ver uma campanha +/- do tipo nao tem só o Avaí na capital.
pode ser tb que eu esteja errado ou mesmo revoltado, mas eh algo a si pensar.
Para se ter um exemplo eu não vi nem li , nada falando sobre a festa que foi feita antes do jogo acabar.
Eh tudo do mesmo saco

Ingrid disse...

Concordo , aliás ,como sempre com a opinião do meu amigo JBMartins , sempre sensato nas suas ponderações .... Se quisermos ter em 2010 , um time competitivo , é necessário que o planejamento comece agora e não na metade do ano de 2010 . Como aconteceu nesses últimos dois anos .....
Com relação a RBS , não adianta se estressar com essa gente !!!!!!!!!
Nós sabemos a cor que ela defende ...