domingo, 23 de agosto de 2009

Análises

O Figueirense teve como marca no primeiro turno sua irregularidade irritante. Não sabíamos o que esperar do Figueirense a cada nova partida. Podemos ver uma partida espetacular, como um verdadeiro desastre em campo. Na maioria das vezes essa irregularidade passou pelas invencionices de Roberto Fernandes. Há também aquelas partidas em que vimos duas equipes distintas em campo, como exemplo a partida do Ceará. Abrimos dois a zero de vantagem num jogo fácil. Estávamos fazendo uma boa partida, até que Roberto Fernandes entrou em cena. Acabou com um resultado de empate por 2 á 2 num jogo “vencível”. Existiram e ainda existem as partidas “desastres” como a derrota para a Campinense e a derrota para o América. Muitas, muitas falhas.

Outro fator determinante para uma campanha irregular foi o fator campo. Lembro que Roberto Fernandes quando chegou disse que uma de suas marcas como treinador era vencer as partidas em casa. Um time que pretende subir não pode perder tantas vezes em casa. Já perdemos quatro partidas, é muito. Parece que o time desde o ano passado tem medo da torcida. E como? Como um defeito do ano passado persiste até agora? O time mudou quase por completo, o técnico também. O que acontece? Será que o time não está acostumado a jogar buscando o resultado? Partidas como as contra o Fortaleza e contra o Brasiliense não podem cair na exceção.

Roberto Fernandes

Talvez seja o principal “culpado” pela atual situação do time. Já se foi metade do campeonato e ainda não temos um padrão de jogo. Nosso time não tem nenhuma tática definida, não temos uma jogada padrão. Vou dar um exemplo de padrão. Por exemplo, Mario Sérgio tem como marca a sua retranca, é uma marca, gostem ou não. Já Roberto Fernandes não sabe fazer isso. Tivemos partidas onde jogamos numa retranca, como na derrota para a Campinense e em outras partidas ele entra com um esquema super ofensivo, como contra o Vasco onde jogamos com apenas um volante. Fora suas declarações que os torcedores odeiam. Suas desculpas são irritantes. Não consigo acreditar num acesso com Roberto Fernandes no banco. É realmente difícil de imaginar, com tanta irregularidade e sem um padrão de jogo. Fora Roberto Fernandes!


Diretoria

Teve seus erros. O inicio tardio da pré-temporada pode ser um dos motivos de tantas contusões. Porém, a diretoria conseguiu melhorar muito o time, montou um elenco muito forte para uma série B. A mesma diretoria que conseguiu melhorar um time, falha em não demitir Roberto Fernandes. Já passou da hora disso acontecer. Os resultados dentro de campo estão muito aquém do que o time pode render. Antes do começo da série B tínhamos inúmeras carências na equipe, essas carências em sua maioria foram sanadas. O setor defensivo era o nosso calcanhar de Aquiles, a diretoria conseguiu reforçar todo o sistema defensivo. Trouxeram jogadores que protegem a zaga, os volantes e zagueiros de qualidade para uma série B. Trouxe Jeovânio que é um jogador com muita identificação com a torcida, outra bola dentro da diretoria. Tentaram apostar em Kássio, aposta válida, chegou muito elogiado pelos torcedores de seu ex clube. Creio que a diretoria está com saldo positivo neste semestre.

Torcida

A torcida está confusa. Temos o pessoal que tenta melhorar o Scarpelli, alem do pessoal do orkut que fizeram arrecadações para tentar abrilhantar o nosso estádio. Tem aquela galera que reclama o tempo inteiro, os mesmos que pediam reforços em 2006. E a maioria quieta que vai de acordo com o que os outros fazem. O torcedor tem salvação, assim como o time, mas a recuperação de um passa pela do outro. A torcida grita que não podemos ficar como o Santa Cruz, besteira, porém a torcida do Santa não abandona o time, mesmo com a situação desesperadora. Nossa torcida não faz o mesmo, muitas vezes quando vínhamos de boas partidas não conseguimos lotar o Estádio. Mesmo com a atual situação não é possível que não tenhamos colocado mais de 10 mil em nenhum jogo. Mesmo no ano passado quando estávamos com um time infinitamente inferior ao atual conseguimos emplacar 15 mil torcedores em algumas partidas.

Carências da equipe

Podemos identificar facilmente algumas falhas de nossa equipe. A ausência de um cobrador de faltas é algo que irrita. Na partida de sexta contra o São Caetano isso ficou bem evidente. Bola parada hoje é algo primordial para uma equipe de sucesso, vide o São Paulo tri campeão Brasileiro. Um atacante de área também faz muita falta. Um atacante pesado, que segure os zagueiros no ataque. Um meia de ligação ao lado de Fernandes cairia como uma luva nesse atual time. Netinho seria o jogador ideal, bom meia e bom batedor de faltas. Um reserva para o Lucas também está sendo procurado, é a prioridade de contratação, na visão da diretoria. Outro fator deficiente é a preparação psicológica. Isso passa pela tranqüilidade que Roberto Fernandes tem que transmitir a seus atletas. O grande número de grandes jogadores jovens pode ser uma das causas desta falta de preparo, Jeovânio, Fernandes e Wilson servem como “orientadores” dos mais jovens.

Preparo físico

O mais novo alvo das críticas é o preparo físico da equipe. Está sendo muito questionado. Muitos se perguntam o porquê do afastamento de Hudson Coutinho. As contusões musculares evidenciam algum problema. Não tenho conhecimento para julgar o trabalho do preparador físico. Não temos fundamentação suficiente. Não sabemos na maioria das vezes a rotina de trabalhos de um atleta. Por isso não gosto de ver críticas direcionadas sem que haja conhecimento suficiente. Vemos apenas o superficial, não estamos nos dias de treinos. Por isso vou abdicar de dar minha opinião definitiva.


Abraço!

2 comentários:

Anônimo disse...

Como se diz metesse o dedo nas feridas, porem uma mudança tem que haver, um fato ha de ocorrer, imagino que se o marasmo continuar, ficara mais dificil a cada rodada, um fato novo que poderia ocorrer é a troca do Tecnico, pois a Diretoria esta trazendo reforço, mais ficara a pergunta, o atual tecnico sabera trabalhar com estes reforços.

Gabriel setor C disse...

Dai Rafael...

PRINCIPAIS CULPADOS são: RF e DIRETORIA (em PARTE)...

RF pq é lamentavel ver o figueirense jogar com Zagueiros na Laterais, é lamental ver que o time não tem jogadas definidas , é lamentavel ver o que ele tá fazendo que FERNANDES E RAFA COELHO ele está matando os dois que seus esquemas mirabolantes ;/,,, e Pior estão dizendo que na PArtida contra o SC...ele coloco o que tinha?...Sim coloco,MAis MATO O TIME denovo boto o ROGER na LATERAL dinovo,jogo no 4 5 1 ahdaushduhshdus
deu dó de ver o time em campo ;/....PRECISA-se de um técnico urgente...qualquer UM...até o MAURO OVELHA eu aceito ;)

Diretoria em Partes PQ? pq ela fez,monto um time competitivo SIM ... porem CONTUSõES causados pelos execivos COLETIVOS que o treinador faz nos treinos(relato de jogadores que eu conversei) , e esquema mal montado do RF nos coloca nessa situação, A CULPA DA DIRETORIA é ESSA MANTeR ALGO QUE não ESTÀ CORRETO,Algo que não está dando certo...teve um começo promissor POREM,DEU ACABO não deu certo e ELA PERSISTE NO ERRO ;/
essa é SUA CULPA... e tb a demora de reforços de peso tb ... mais se releva um pouco ;)

abraço RAFAEL

FIGUERA sempre