sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Diretoria

Já que o assunto da moda é comentar/reclamar sobre a diretoria também vou dar meu pitaco.

Uma das coisas que o torcedor do Figueirense mais faz ultimamente é, sem dúvida, reclamar da diretoria. É o Cristo da torcida. É fácil, cômodo criticar a diretoria, é o mais óbvio possível. Todos os males na visão do torcedor são por culpa da diretoria. Não digo que não seja, muito é sim culpa dela. O rebaixamento por exemplo é de grande parte da direção Alvinegra, mas nem tudo está errado, neste ano o que está dependendo da diretoria, no meu modo de ver, está sendo muito bem dirigido. O Eduardo do blog Gigante Alvinegro fez um post muito bom, “jogar pedra é fácil”, ali ele lista diversas ações da diretoria que a torcida apoiou.

Porém hoje o torcedor tomou gosto pela crítica. Está tudo errado na concepção de alguns, e quem não reclama ou defende a cúpula é taxado de “boca alugada”. A diretoria erra e muito na permanência de Roberto Fernandes, talvez este seja o principal erro ultimamente. Jogadores que a torcida pediam que fossem afastados foram, pelo menos a maioria. Porém vejo muita gente reclamar que temos um time ruim, um elenco fraco. Não é verdade. Para os padrões de série B temos um grande nível. Jogadores que vieram e poderiam estar tranquilamente numa série A como por exemplo Vinicius Pacheco, Wilson, Fernandes, Rafael Coelho Lucas... É um time para subir sem grandes sustos. A torcida apoiou a vinda de Roberto Fernandes, foi bem acolhido e hoje os mesmos torcedores reclamam que foi uma má escolha. Blogs fizeram enquetes sobre a aprovação na vinda de Roberto Fernandes e as enquetes foram favoráveis ao Nordestino. Ele quando veio foi uma boa escolha, uma boa sacada da diretoria. Não deu certo. Jogadores como Pedrinho vieram e também foram bem acolhidos, a torcida apoiou a contratação, após más partidas foi taxado como mais uma “aposta” da diretoria. Mais um jogador pra vir se recuperar.

Torcedores reclamam e com toda razão o péssimo Estadual. Dizem que a diretoria não estava interessada, compromissada. Não acredito. Tivemos uma má performance por vários motivos, como por exemplo as fracas atuações de Pedrinho, as lesões de Régis, a demora pela estréia de Anderson Pico ou seja, a diretoria fez a sua parte. Pintado foi mantido no cargo a pedido da torcida, demorou pra sair do comando, se fosse demitido antes, diríamos que a diretoria estava perdida, desnorteada. A diretoria errou no Estadual? Também, trouxe jogadores que não deram certo, mas logo repôs e tentou melhorar a equipe. Por exemplo a lateral esquerda, trouxe para o Estadual o Wellington, não deu certo, trouxe Pico, também não agarrou a vaga e logo trouxe Egídio. Mostra que a diretoria não está sendo ineficiente, não está “dormindo”.

Mesmo em 2006 ouvimos reclamações sobre a diretoria. Boa parte da torcida e uma parte da imprensa pediram reforços o ano inteiro. Não aproveitaram um dos anos mais maravilhosos do Figueirense. E posso dizer que em 2006 e hoje a maioria das críticas são infundadas. Não tem nexo. Talvez apenas 2008 sirva como exemplo de má administração, foi um ano negro. As criticas são merecidas. Acho que já está na hora do torcedor olhar as boas ações da diretoria ao invés apenas de reclamar sem saber realmente do que se trata, ou apenas pensar um pouquinho antes da crítica.

Então gostaria de pedir ao torcedor um pouco mais de calma antes de reclamar de Deus e o mundo.

Abraço!
PS: Não sou “boca alugada”.

10 comentários:

Anônimo disse...

Que vergonha protegendo esses caras, tudo tem que ser renovado, no proximo jogo vou levar minha festinha particular pro gramado (alcool + fogo) espero que vocês curtam. =D

Rafael Petry disse...

Anônimo,

Não estou protegendo a diretoria, apenas não concordo com o ponto de vista de alguns torcedores. Tanto é que não defendo eles em 2008. Releia o texto e capte minha idéia.

Continue participando.

Rafael Petry

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

Temos um problema de identidade entre torcedor e Diretoria, que falou muito, e fez pouco e qdo fes, fez e mau, um ex: Foi prometido o Catarinense, porem o que vimos, foram fiascos, jogos horrorosos, bom passou! veio a Copa do Brasil, uma lastima,jogos horriveis, estamos na Serie B, nenhum jogo convenceu, um ou outro, talves por que o adversario se assustou com a torcida no scarpelli, temos um tecnico sem credibilidade, sem tatica, sem jogadas, sem convicção, olha sem nada, alem disso não conseguiu firmar um grupo. maluco,, isto é culpa de quem??? da torcida, não, os dirigentes tem ferramentas para corregir, os problemas, não acho que voce estão defedendo a diretoria é uma maneira de visão..

Luis disse...

so se fala mal da diretoria quando o figueira perde uma sequencia de jogos. nao vi ngm falando da diretoria enquanto estavamos em boa fase.

o eduardo do gigante alvinegro falou bem nesse ponto. a diretoria vem se esforçando sim, o figueira tem um elenco competitivo e deveria estar jogando melhor. precisamos de poucas peças para arrumar o elenco, mas a diretoria nao pode fazer nada se o tecnico esta perdido.

Ingrid disse...

Concordo com tudo que o JbMartins disse .
E não irei além , porque jurei para mim mesma, segurar a minha lingua .....
Já fiz bastante inimizade por causa dela ...se bem que estou pouco me importando ....

Ingrid disse...

Só falarei uma coisa : Olho com desconfiança tanto apoio assim para a Diretoria ......E não digo mais nada!!!!!!!!!!

Rafael Petry disse...

Ingrid,

Esse apoio vem depois de dez anos de sucessos. Prefiro pensar que eles podem nos botar novamente no topo como já fizeram e ver seus sucessos antigos á ficar apenas criticando sem um embasamento. Abraço!

Rafael Petry

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

Rafael Petry, o que assusta a maioria dos torcedores, é que a serie B deste ano se o Figueira montasse o mesmo time com mais 2 ou 3 peças e UM BOM TECNICO, com certeza seriamos campeão, agora como esta esta, niguem tem certeza qo que pode acontecer......é uma insegurança total, e corrigir a onde, no tecnico ou vamos mandar todo elenco embora e ficar com o tecnico.

Rafael Petry disse...

Jb,

Isso também me assusta. Se faltam dois jogadores e um bom técnico é que o trabalho da diretoria está bom. Lembras do time do fim do Catarinense? Melhoramos demais. A diretoria trouxe boas peças e está atrás de várias outras. O único problema é Roberto Fernandes. Ai é onde a diretoria erra.

Rafael Petry

Anônimo disse...

A diretoria é OMISSA.
Somos roubados por arbitros e ninguém fala nada.
O Treinador não define time e nem esquema e parece que tudo tá bom.
A mídia local é vergonhosamente tendenciosa pró Avai e nossos diretores vivem de abraços com eles.
Nosso time em campo espelha a passividade da diretoria.
Chega de cavalheirismo. Chega se ser "blasê", chega de empinar o nariz e se achar elegante e superior.
Enquanto agimos assim eles vão nos comendo pelas beiradas e promovendo o Avaí.
O plano de parte da grande mídia local é que Floripa tenha apenas um time: aquele da elite, da "torcida bonita", dos "surfistas" e e quem tem a preferência dos diretores da maior empresa de comunicação instalada na cidade.
Se a diretoria não fizer um choque de gestão, mudando drasticamente de atitude, inclusive no relacionamento com mídia e CBF (árbitros), podem esquecer, vamos morrer na praia e ter de aguentar os avaianos da mídia rindo ,a boca pequena, de nossa situação, como certamente já fazem. Isto tá na cara, não vê quem não quer.
Giovani